Pesquisar este blog

domingo, 24 de setembro de 2017

milk and honey - outros jeitos de usar a boca









SPOILER FREE

Rupi Kaur nasceu na Índia numa família sikh, mas hoje é cidadã canadense, conhecida na internet por seus poemas curtos acompanhados de ilustrações, que tratam especialmente de temas femininos. A artista é ilustradora, poeta, artista plástica, escritora e artista performática.

"Milk and honey", lançado originalmente em 2015, foi traduzido há pouquíssimo tempo para o português com o título "outros jeitos de usar a boca", o que é até razoável para o conteúdo do livro, mas mostra um pouco como funciona a tradução de títulos no Brasil (esse problema não se restringe a filmes). O livro de poesias é divido em 4 partes, "the hurting", que trata de abusos (inclusive sexuais), "the loving", que trata quase que exclusivamente de amor romântico, "the breaking", que fala sobre desilusões amorosas, e finalmente, "the healing", que traz diversas mensagens feministas importantes.

O texto de Rupi é sempre muito simples, assim como suas ilustrações, o que torna suas mensagens mais fortes e pungentes. Nesse sentido, fica muito claro que ela é uma artista bem contemporânea e o seu trabalho se encaixa perfeitamente na internet, o que é muito diferente do que eu já li de poesia. E eu gostei. Como as ilustrações são todas em preto e branco, o livro também funciona muito bem para kindle.

Como eu li cada um dos capítulos de uma só vez, o livro foi uma experiência muito interessante e gostosa, mas entendo que o estilo e o conteúdo podem não ser para qualquer leitor. A primeira parte é realmente muito pesada e chocante, já as outras podem desagradar por conta da simplicidade da escrita da autora. Mas pessoalmente eu amei. Já estou aguardando o lançamento do próximo livro dela, agora em outubro.

Nota 10.


Um comentário:

  1. Ouvi falar muito desse livro esse ano. Normalmente, poesia não é meu forte, mas talvez eu dê uma chance...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: