Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de julho de 2019

Inside Out & Back Again

Resultado de imagem para Inside Out & Back Again by Thanhha Lai




SPOILER FREE

Estava "folheando" o kindle em busca de algo leve para ler quando me deparei com Inside Out & Back Again, que não lembro mais quando ou porque comprei, mas, lembrava que era literatura infantojuvenil. Pensei comigo mesma, perfeito!

Daí comecei a ler e não só descobri que era uma coletânea de poesias que contam uma história, mas também que a história é sobre uma menina vietnamita refugiada da época da Guerra do Vietnã. O livro é muita coisa, exceto leve.

A autora, Thanhha Lai, refugiada vietnamita da época da guerra, traz uma história linda, contada do ponto de vista de uma menina que precisa aprender a lidar não só com a perda do seu país, com tudo o que isso acarreta, mas também a se adaptar a uma nova realidade nos Estados Unidos. Não só ela, mas também sua mãe e irmãos. Nesse sentido, o livro é maravilhoso, não é a toa que ganhou o prêmio National Book Award for Young People's Literature (2011) e foi nomeado para diversos outros.

Apesar do tema pesado, a autora consegue tratar dele da uma forma quase leve, pois quem conta a história é uma criança. Mas a situação em si não é nada leve e os acontecimentos também são bem complicados. Contudo, considerando o mundo de hoje, esse é o tipo de história que se torna relevante e importante de ser tratada. É uma pena que o livro ainda não tenha sido traduzido para o português.

Apesar de todos os prêmios, a qualidade da história e tudo o mais, preciso dizer que não gostei do livro como obra poética. Talvez se a autora tivesse utilizado outro formato o resultado teria sido perfeito, mas do jeito que ficou...

Nota 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: