Pesquisar este blog

domingo, 24 de janeiro de 2010

A Cabana

SOIPER FREE

Depois de ficar curiosa com o sucesso do livro e de tê-lo comprado por um bom preço na última Bienal, acabei por postergar a leitura por uns bons meses. Isso porque acabei descobrindo que se trata de um livro de auto-ajuda, e eu não costumo gostar desses livros (a única excessão são os livros da Oriah Mountaindreamer). Quem acabou me convencendo novamente a encará-lo foi uma amiga, que ficou insistindo que eu o lesse. Bom, aí está.

A Cabana é um livro desenhado para mexer com as emoções do leitor, de forma a fazer a mensagem ser aceita mais facilmente. A mensagem é até bonita e muita gente realmente deve aprender muito com o livro, o que é ótimo. Pessoalmente eu não gostei da roupagem da mensagem, mas isso é um problema pessoal meu com a bíblia, especialmente com o velho testamento.

De qualquer forma fiquei com a impressão de que o livro só serve para leitores cristãos, quem já leu coisas sobre qualquer outra religião precisa se esforçar para ignorar a roupagem e se limitar a admirar a mensagem. O que fica meio complicado em determinadas passagens que são realmente muito limitadas e parecem uma aula de catequismo.

Quanto história não há grandes novidades, você sabe qual será o final logo no início, o que é meio chato. A descrição dos acontecimentos que justificam a história é a melhor parte do livro, literáriamente falando. E realmente não me assusta que Anne Rice tenha ajudado a escrevê-lo... ainda mais depois da reviravolta espiritual dela, dá para ver que ela ajudou, o que é bom, ele ficou bem escrito.

Para quem nunca leu nada sobre espiritualidade, é um bom começo. De resto, é um livro meio enfadonho com descrições bonitas, e só.

Nota 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: