Pesquisar este blog

sábado, 23 de janeiro de 2010

Caim

SPOILER FREE

Nem sei por onde começar... é Saramago, né? Difícil ser ruim... mas daí a ser tão bom... nossa, Saramago acertou na mão. Tem um estilo parecido com O Evangelho Segundo Jesus Cristo, só que mais interessante, pois dessa vez o escritor lança mão de outros artifícios literários muito bem utilizados. Me lembrou o humor da tirinha Um Sabado Qualquer (veja aqui, vale a pena), o que eu gostei muitíssimo!

O único defeito do livro é ser curto, quando termina dá um gostinho forte de quero mais. Saramago talvez pudesse ter ido mais longe na história, abrangendo mais coisas da bíblia. Mas ele é um senhor bem velhinho que sabe o que faz, não vou prejudicar sua obra por uma curiosidade minha. E de qualquer forma, sua finalização é triunfal... e seria uma pena perdê-la só para deixar a história mais comprida.

É difícil dizer mais do que isso sem dar spoiler, mas vale ressaltar o humor e a ironia fantásticas do livro. Se você for muito religioso, a ponto de não gostar de brincadeiras, não leia. Caso você não seja cristão ou judeu, é diversão garantida! Caso você seja, mas tenha bom humor, também! Vai entrar na lista dos livros sugeridos!

Nota 9,5 (só porque eu queria mais!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: