Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O Grande Gatsby

O ano começou bem, logo com um clássico da literatura norte-americana! Ao mesmo tempo, é complicado e perigoso analisar um livro desse gênero... ainda mais porque eu peguei uma versão muito mais ou menos, a edição não foi muito cuidadosa, faltaram notas sobre algumas obras citadas no texto e a correção ortográfica e de tradução não foram lá grandes coisas, peguei alguns erros muito bobos. Então, fica logo a dica: evitem a edição da Victor Civica de 1980.

Mas o texto... dá para entender porque F. Scott Fitzgerald ficou famoso! A forma de escrever, claro, é meio antiquada, mas tenho certeza de que na época era bem moderno! Lembra um pouco Mark Twain, que é do mesmo período. A história em si é bem manjada, muitos já escreveram sobre o amor, mas o tempero é bem da época, o que torna tudo muito mais interessante! É quase uma aula sobre como escrever de forma a prender o leitor, com todas as viradas colocadas nos pontos certos! É só o leitor não ser chato com o jeito antigo de escrever... senão, infelizmente, não tem muita salvação, é melhor ver só o filme.

Além disso, é curioso ver um retrato de uma sociedade que não existe mais daquela forma, mas com problemas eternos aos homens. A descrição de Nova York é especialmente interessante, e os detalhes de como as pessoas viviam saltam aos olhos... uma coisa interessante de se reparar quando se pensa que o livro foi mesmo escrito naquela época, então não era o foco do autor descrever essas coisas para outra geração.

Muitíssimo recomendado, nota 9!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: