Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A invenção das asas


SPOILER FREE

Esse livro tem história :-) eu o ganhei no Desafio Literário, o primeiro que segui, e que segui por dois anos, até o seu triste término. Confesso que fiquei satisfeita dele ter ficado menos de um ano na minha lista de livros para ler (tem alguns já de saco cheio de tanto esperar que estão morrendo de inveja), e mais satisfeita ainda por tê-lo lido, pois o livro é lindo.

"A invenção das asas" é um romance histórico baseado na história das irmãs Grimké, duas irmãs abolicionistas e sufragistas/feministas que viveram nos EUA no início do século XIX. As diferenças entre ficção e realidade estão lindamente explicadas pela autora no final do livro. Sue nos conta a história do relacionamento entre Sarah Grimké e uma escrava, Encrenca, durante toda a vida, desde que uma ganhou a outra no seu aniversário de 11 anos.

O livro é composto de capítulos curtos, alternando o narrador entre Sarah e Encrenca, e os capítulos são agrupados de acordo com a época retratada, como se fossem fotografias de cada fase da vida das duas mulheres (o que é uma forma literária de representar a colcha de retalhos da mãe da Encrenca, achei lindo quando reparei nisso).

Além de bem escrito e bem pesquisado historicamente, o livro é bonito! A história é emocionante e envolvente, a forma como mulheres e escravos são tratados é simplesmente assustadora, e o pior, na verdade, é perceber o quanto ainda precisamos caminhar com relação a esse tratamento, porque dá para perceber o ranço que ainda carregamos. Mesmo que a história se passe nos EUA, aqui não era muito diferente, e é duro olhar para o passado e comparar com o presente.

Recomendo para todos.

Nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: