Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Uma escuridão bonita



SPOILER FREE

A história desse livro é interessante, eu estava passeando pela Primavera dos Livros do ano passado quando parei num estande de camisetas com citações literárias e me apaixonei loucamente por uma camiseta azul com os dizeres "a poesia não é a chuva, é o som da chuva" de Ondjaki. Eu nunca tinha ouvido falar no autor angolano, e a primeira coisa que perguntei foi "de que livro é essa citação?". A resposta é o livro dessa resenha :-)

Depois de encomendar uma camiseta dessas para mim, fui direto para o estande da editora responsável pelos livros do Ondjaki no Brasil e acabei comprando 3 livros dele, entre eles "Uma escuridão bonita". Todos os 3 livros cabem na descrição de um dos meus desafios literários desse mês, que é ler um livro pequeno, mas resolvi pegar esse primeiro por causa da dita citação que hoje estampa uma das minhas camisetas de fazer aula de dança.

"Uma escuridão bonita" é um livro lindo, não só as palavras são belíssimas e se confundem com poesia, mas ele possui ilustrações sensacionais, que se mesclam com as palavras e tornam o livro como um todo uma obra de arte. Uma obra de arte que conta a história singela de um beijo.

E o livro é realmente muito curtinho, tem mais ou menos 100 páginas, mas a maioria não tem nem um parágrafo por causa das ilustrações e do efeito noturno que elas buscam. É um livro de pausas, de sensações e da poesia simples do dia a dia. Uma coisa linda, uma experiência muito diferente e que vale a pena, o seu único defeito é ser tão curta. Mas até então, beijos de verdade também são assim.

Nota 10.

3 comentários:

  1. Gostei da indicação. A gente aqui no Brasil conhece muito pouco de literatura africana e asiática, não é verdade? Ondjaki esta na minha lista já faz um tempo...

    Ia te avisar que já fiz a nova lista do desafio pra ano que vem, mas já vi que você encontrou. Aproveita e também participa da pesquisa de opinião lá no blog, tem pergunta sobre o desafio é vai ter sorteio no final de um vale presente da Saraiva pra comprar mais livro ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!!!! Pois é, eu caço muita coisa dessas bandas menos conhecidas por aqui para tentar diversificar a leitura, mas nem sempre encontro em português :-(

      E sim!!!! Já vi a lista nova do desafio do ano que vem! E já respondi a pesquisa do blog :-D

      Beijossss

      Excluir
  2. Eu queria saber mais achei muito boa a pequena leitura mais e muito maravilhoso... adorei .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: