Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Eragon

SPOILER FREE

Esse foi um livro que demorei muito a me decidir a ler. A primeira vez que ouvi falar dele já faz alguns anos, mas confesso que tive preconceito. Primeiro por causa da idade do autor, depois por causa do fiasco que foi o filme.

Porém, com o tempo comecei a receber boas indicações do livro e das suas continuações, e no ano passado uma pessoa que considero de muito bom gosto literário me disse que era um livro interessante, porém que a tradução estava horrível. Na época eu estava por fazer uma compra na Amazon, e por acaso a trilogia estava em promoção. Acabei por comprar os livros, que ficaram mais de seis meses enfeitando minha estante. Pensando bem, nem foi tanto tempo assim... mas eles acabaram furando a fila muito por conta da minha necessidade de ler algo mais fantasioso e menos sério.

E assim fui ler Eragon, o primeiro livro da série, e me surpreendi. Quando fui lê-lo pensei "deve ser algo meio Harry Potter, afinal foi escrito por um menino de 15 anos". Não, não é. É digno de um Senhor dos Anéis, que, aliás, é de onde ele tira muitas idéias, só que Paolini trabalha com muita personalidade, o que é impressionante. Algumas coisas obviamente estão lá: as raças, as disputas entre as raças, as lutas, as línguas inventadas e as músicas. Só isso já impressionante dado a idade do autor...

Agora, acrescente a isso: dragões, personagens profundos e que se desenvolvem com o tempo, um vocabulário que me deixou tonta, estilo e uma visão de bem e mal mais interessante do que a de Tolkien. Deu para dar uma idéia?

Pois é, adorei o primeiro livro! A história é mesmo emocionante, o livro inteiro é perseguição, não dá para parar! Existem alguns momentos mais mornos, mas eles são logo seguidos de mais perseguição, ação, sangue, morte e destruição. Com a vantagem de que existem razões para isso tudo.

Bom... agora vou me segurar para não entrar na análise do segundo livro (que terminei ontem)... quem sabe eu consigo um tempinho e faço a análise ainda antes do Carnaval?

Nota 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: