Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

The Book of Lost Things


SPOILER FREE

Com o nome em português traduzido para "O livro das coisas perdidas", esse livro me chamou atenção por causa 1) da capa e 2) do título. Quando descobri que era um infanto-juvenil de fantasia resolvi que valia a pena comprar usado no Better World Books. E valeu mesmo!

O livro é uma grande mistura de diversos contos de fadas, meio que lembra a série "Once Upon a Time", só que no livro a ligação entre os contos é muito mais bem construída, divertida e original que na série de TV. David é um menino de 12 anos apaixonado por livros que acabou de perder a mãe durante a II Guerra Mundial. Quando o seu pai casa novamente e tem um novo filho com a mulher, David começa a ter surtos e num determinado momento as histórias que ele mais gosta passam a ter vida.

Apesar da estrutura da história ser voltada para o público jovem, achei o livro muito violento, com descrições detalhadas de muitas cenas de violência. Mas o mais incrível é como o livro consegue ser poético no meio de tanta brutalidade e perversidade. A história é muito bonita e mostra como David vai amadurecendo ao longo de todos os problemas pelos quais ele é obrigado a passar, começando a rever a forma como ele vê a sua vida e a sua relação com a sua madrasta, Rose, e o meio irmão Georgie.

E Connolly mostra essa transformação de forma linda e gradual, de forma que o leitor mal percebe o que está acontecendo e quando vê David já não é o mesmo menino do início do livro. O final é especialmente bonito, um pouco triste, mas lindo de morrer. Sabe aquelas histórias que te deixam com um sorriso bobo quando você termina de ler? "The Book of Lost Things" é uma delas.

Nota 10, para começar bem o ano!


3 comentários:

  1. EU QUERO ESSE LIVRO! Na Blackfriday o vi por R$9,90 no Submarino, mas não deu certo comprar :( A capa da edição dele em Português também é linda. Agora é difícil decidir qual é a mais bonita. Acho que essa, que esse dourado deve ser brilhante no livro 'ao vivo', certo?
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara! A capa do livro é mesmo muito linda, mas não é dourada, então não brilha... mas eu gosto dela assim mesmo :-)
      Beijos!

      Excluir
  2. Sempre tive vontade de ler esse livro por essa capa linda e sua resenha me deu mais vontade! Faz tempo que não leio juvenis de fantasia, quero ler esse logo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: