Espaço para eu escrever sobre o que eu leio... Com espaço também para falar sobre autores que eu gosto e que eu não gosto... porque falar dos outros é fácil!!!
Pesquisar este blog
segunda-feira, 8 de julho de 2013
O vermelho e o negro
SPOILER FREE
Quando a pessoa aqui, que devora livros como uma louca, demora um mês inteiro num livro de menos de 400 páginas é porque tem algo errado. Nesse caso, é com o livro mesmo.
Gente, O Vermelho e o Negro é um dos livros mais chatos que já li na minha vida. Fazia muito tempo que eu não encarava uma coisa dessas, até Madame Bovary foi menos chato e durou menos tempo.
Originalmente eu o escolhi para o tema "romance psicológico" do mês passado do Desafio Literário, mas demorei tanto para ler que ele acabou reclassificado em livros com cor ou cores no título. A única coisa interessante no livro é que sim, o título tem a ver com a história, se considerarmos que o "vermelho" é a cor da nobreza e o "preto" a cor da igreja (com base nas roupas usadas na época).
Fora isso, a história é chata, os protagonistas são chatos e absurdamente inconstantes psicologicamente falando (daí a classificação como "romance psicológico"), e o narrador gosta de descrever cada nuance dessa inconstância, de forma a deixar a leitura mais chata ainda. Não entendi porque Stendhal é tão famoso, sua escrita é modorrenta, e ele mesmo não consegue se decidir o que acha dos próprios personagens. Ele consegue fazer a sua narrativa ser sobre tudo e ao mesmo tempo sobre nada, tão inconstante quanto os seus próprios personagens.
Nota 3.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que bom que você voltou! Apesar de não ter comentado no blog, sempre venho ler suas resenhas e acabo escolhendo algum livro para ler, como o caso da Mulher de Pedra.
ResponderExcluirEstava doida para ler O Vermelho e o Negro, mas vou deixar para outro momento.
Beijos...
Puxa, obrigada :-)
ExcluirPois é... fiquei um pouco longe, mas dessa vez foi mais forte do que eu! rsrsrsrsrs
Dependendo do seu gosto você pode até curtir O vermelho e o negro, mas eu confesso que não indicaria para ninguém! rsrsrsrsrs
Beijos!
Eu ia ler esse livro pro desafio, mas só tenho em francês, ainda bem que nao li, se já é dificil na lingua materna, imagine em outro idioma... rsrs
ResponderExcluirhttp://organizando-o-caos.blogspot.ca/2013/07/desafio-literario-noites-brancas.html