Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Fan Fiction - Year 1



SPOILER FREE

Esse é um livro escrito por uma amiga minha e publicado na Amazon.com (disponível apenas em inglês para kindle). Confesso que ele demorou um pouco mais de 2 semanas na minha cabeceira (no kindle), apesar de eu ter prometido lê-lo assim que o comprei. Mas acho que não foi um período muito longo de espera, né?

Apesar da Vivian ser minha amiga, tentarei ser o mais objetiva e imparcial possível.

A primeira coisa que me chamou atenção foi que li o livro em um dia (se não fosse pela pausa que fiz, teria durado uma tarde), o que não teria sido possível se ele não fosse bom (eu leio muito devagar quando acho o livro chato, como vocês devem ter percebido pelas resenhas anteriores). Outra coisa que me chamou atenção é que não há como negar de onde vieram as ideias da autora para a sua história tão surreal.

E aí chegamos num ponto crítico: o tema do livro. Fan Fiction é sobre as loucuras que passam pela cabeça de fãs, podendo chegar até mesmo ao ponto do assassinato! Bom, pelo menos é o que o início do livro sugere, mas ele acontece no futuro, então, logo em seguida vamos ver onde tudo começou. E tudo começa com uma série de livros que está fazendo um sucesso tremendo com adolescentes e mães/donas de casa que se sentem frustradas com suas vidas. A série de 4 livros logo vira uma produção cinematográfica de qualidade extremamente duvidosa, mas embalada no sucesso do livro logo também vira um sucesso de bilheteria. E aí é que as grandes loucuras começam.

Sabe aquela dificuldade em que as pessoas às vezes têm para diferenciar ficção de realidade? Bom, isso já é complicado para algumas pessoas com livros, agora imagine isso sendo elevado a enésima potência com um filme, onde os atores serão o tempo inteiro confundidos com os seus personagens e as pessoas esperam que eles ajam de forma idêntica dentro e fora da telona. Acrescente a isso um estúdio louco para ganhar dinheiro e dar um jeito de disfarçar que o filme é ruim, e na tentativa de alavancar as vendas se utiliza de técnicas de marketing (tanto convencionais quanto mais modernas - mídias sociais incluídas aí) para vender às pessoas justamente essa ideia: de que os atores estão tão apaixonados na vida real quanto na ficção. (já deu para descobrir de onde veio isso? Se não deu, não se preocupe, você descobrirá rapidinho no livro)

Agora, apesar da fonte inspiradora de tudo isso ser bastante óbvia, sem dúvida não impede de você se divertir horrores com as loucuras que as pessoas são capazes de imaginar, dizer e fazer. Na verdade, eu achei que perceber de onde veio a história "original" só deixou o livro ainda mais divertido, até porque esse é na verdade o pano de fundo, o livro tem outros personagens absolutamente fictícios que só deixam a leitura ainda mais interessante e envolvente.

Agora, Fan Fiction também deve ser uma série, e isso deixou o final muito chato. Sabe aquele final em que você fica seco para saber o que acontece depois? (exemplos: Senhor dos Anéis, A Hora das Bruxas...) Pois é, o final do livro é exatamente assim. E nesse caso, a minha única vantagem é ser amiga da autora para poder fazer chantagem e receber o livro seguinte antes dele ser publicado. Tomara que cole.

Nota 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: