Espaço para eu escrever sobre o que eu leio... Com espaço também para falar sobre autores que eu gosto e que eu não gosto... porque falar dos outros é fácil!!!
Pesquisar este blog
sábado, 29 de março de 2014
Much ado about nothing - Muito barulho por nada
SPOILER FREE
Desde o ano passado que finalmente desencantei Shakespeare na minha lista de leituras! Confesso que eu tinha um certo receio de ler o bardo, especialmente no original, porque me parecia muito complicado pela grafia antiga e pelo vocabulário em desuso, e, claro, porque muita gente reclama exatamente dessas coisas. Mas descobri que esses obstáculos não são tão complicados assim, e desde então tenho encarado o autor com alguma tranquilidade. E como no meu desafio de clássicos desse mês o tema é século XVIII ou anterior, resolvi que era mais prático simplesmente ler uma peça dele. E como o mês já está nos finalmentes resolvi ler uma peça que eu AMO DE PAIXÃO e que já vi milhares de vezes a adaptação para o cinema do Kenneth Branagh e infelizmente apenas uma vez a que saiu ano passado do Joss Whedom, mas que eu nunca havia lido o original.
"Muito barulho por nada" para mim é a melhor comédia de Shakespeare, e Beatrice e Benedick é o melhor casal de todos os tempos no teatro (do que eu conheço ou já vi, ok? logo é uma opinião muito pessoal). Adorei cada página, apesar da dificuldade e dos problemas de escolha narrativa que, até então, me parecem crônicos nas obras do bardo, mas que fazem sentido quando você pensa que ele precisava produzir muito e que eram peças para um público muito amplo.
Como tudo que já li de Shakespeare, "Much ado about nothing" é divertido, mas tem alguns excessos de drama e decisões de personagens que não fazem muito sentido, mas tudo se resolve de uma forma ou de outra, às vezes de forma meio excêntrica também, o que aumenta a comicidade dos absurdos propostos. De uma forma geral é muito divertido se não for levado a sério.
Nota 9!
Apesar de dizer aí em cima que esse texto é SPOILER FREE (o que não acho muito necessário no caso de um clássico de Shakespeare), eu preciso dividir com vocês esse resumo delicioso que encontrei no site "Goodreads", em inglês, e quem puder acessar o link e ler os comentários feitos nessa resenha, faça, vale muito a pena:
(fonte: https://www.goodreads.com/review/show/21580545 )
Much Ado About Nothing, abridged.
CLAUDIO: So, um, Hero, I sorta maybe like you a whole lot will you go to the prom with me?
HERO: We should get married! Squeeeeeee!
BEATRICE: Pfft. Love is for stupid losers who are stupid.
BENEDICK: You know, you might get laid more often if you weren’t such a cynical bitch all the time.
BEATRICE: Fuck you.
BENEDICK: Get in line, sugartits.
*audience is beaten over the head by sexual tension*
DON PEDRO: Hey everybody, I had a great idea! Let’s make Beatrice and Benedick fall in love!
EVERYONE: YAY! MEDDLING!
PRINCE JOHN: So, I think I’m going to break up Claudio and Hero.
BORACHIO: Really? That’s your dastardly scheme? How do we possibly benefit from that?
PRINCE JOHN: No, see, I don’t like Claudio because my half-brother likes him, and I hate my half brother, so…wait. Okay, so it’s actually a really pointless plan that only serves to create conflict. But it’s the only way I get any good scenes in this thing, so MISCHIEF AHOY!
BORACHIO AND CONRADE: YAY!
BEATRICE: Hey Benedick, you still suck donkey balls.
BENEDICK: I fart in your general direction! Now go away or I shall taunt you a second time!
BEATRICE: I don't want to talk to you no more, you empty-headed animal food trough wiper!
PRINCE JOHN: So guess what Claudio? Your woman totally cheated on you. I saw, I was there.
CLAUDIO: OMG I HATE THAT WHORE.
DON PEDRO: Despite the fact that he’s a bastard in all senses of the word and has no reason to be helping me or my friends, I think we should believe John without proof or even asking Hero’s side of the story.
CLAUDIO: Hero, you’re a shameless whore and I hate your stupid face!
EVERYONE: WTF?!
PRIEST: Great job, now Hero’s dead from sad.
CLAUDIO: OMG I AM SO REMORSEFUL. FORGIVE ME, DEAD HERO!
HERO: Pysche! I’m really okay!
BEATRICE: Luckily THIS time the priest’s idea to fake a girl’s death to solve all her problems actually worked, instead of backfiring horribly.
BENEDICK: Hey, that’s pretty funny. You know, I guess you’re not that bad. I think I love you, and stuff.
BEATRICE: Yeah, I guess I kind of love you too.
ANTONIO: Close enough. Now off to kill Prince John!
EVERYONE: YAY!
THE END.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião/crítica/comentário: