Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Ender's Game



SPOILER FREE

Setembro está um mês apertado por causa do atraso com As Brumas de Avalon, mas estou conseguindo dar conta de todos os desafios literários! No desafio de clássicos, setembro tinha como tema um clássico do século XX, e como fazia um certo tempo que eu queria ler "Ender's Game" (afinal eu já vi o filme mas ainda não tinha lido o livro) resolvi que era uma ótima oportunidade.

Uma amiga minha comentou comigo que achou o livro datado, e talvez ela tenha mesmo razão com relação a algumas tecnologias mencionadas, mas na minha opinião isso não influencia na qualidade da história sendo contada. O livro é daqueles que depois de um certo ponto você não consegue mais parar de ler, dá um comichão e você vai lendo de forma ensandecida até terminar o último capítulo.

A história é muito legal, e as descrições dos jogos são sensacionais, o filme não faz jus ao livro nesse sentido. Aliás, o filme deixa muito a desejar em diversos aspectos, para variar o livro é muito melhor. E olha que o livro é bom mas não é essa Brastemp toda não.

Como livro de ficção científica (na minha humilde opinião de não tão fã assim do gênero) eu achei o livro muito legal, a trama é bem interessante e instigante, mas tem alguns problemas quando você para para analisar um pouco melhor alguns aspectos narrativos. Não chega a ser problemático, mas Ender e seus irmãos são retratados como tão geniais que às vezes você fica se perguntando como eles foram enrolados de alguma forma. Tudo bem que são crianças e isso é o que torna a coisa toda passável, mas talvez se o gênio deles não fosse tão exagerado eu tivesse tido essa sensação de estranhamento. Definitivamente não é um ponto que estrague o livro ou a história, mas faz a diferença entre um bom livro e um livro excelente.

Inclusive essa é a minha maior impressão com o primeiro livro da série do Ender, é bom, mas não é excelente. É cativante, é divertido e extremamente viciante, mas você fica com a sensação de que ficou faltando alguma coisa para ficar sensacional, quando ele tinha o potencial para chegar lá.

A série toda tem 5 livros, e "Ender's Game" é só o primeiro! Mas bem poderia ser um romance sozinho, porque o final é bem claro e sem ganchos daqueles que fazer você querer matar o autor ou ler o próximo livro em seguida. Tanto que se você quiser parar por aí me parece muito tranquilo. Por enquanto vou me aventurar por outras leituras, mas um dia pretendo voltar ao mundo do Ender e continuar acompanhando a sua história.

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: