Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O oceano no fim do caminho



SPOILER FREE

Então, depois do fiasco que foi a continuação de "A taste of magic", resolvi ler algo que certamente seria muito bom para tirar o gosto ruim da boca. Então resolvi ler um dos meus autores favoritos: Neil Gaiman. E como eu tinha uma cópia autografada (morram de inveja!), que eu dei de presente para o maridão (outro fã do autor), de "Oceano no fim do caminho" nada mais óbvio que pegar o último lançamento desse gênio inglês.

E realmente não me arrependi! O livro é tudo o que eu esperava e mais um pouco. A musa de Neil Gaiman estava inspirada nesse livro, porque "Oceano no fim do caminho" é uma obra muito interessante, ela lembra outras obras do autor, pois tem um quê de terror como "Coraline" e um quê de fábula como "O livro do cemitério", mas ao mesmo tempo é única, e consegue algo que achei incrível: consegue fazer o terror ser poético!

Para deixar a coisa ainda mais interessante, Neil Gaiman se baseou na sua própria infância para escrever "Oceano" (com direito a usar uma foto dele mesmo na contracapa do livro), e é muito bacana ver como a criatividade pode usar coisas tão reais para produzir uma fantasia tão bonita e assustadora. E o autor ainda consegue outra façanha: ele consegue apresentar os "fatos" da forma como uma criança faria, é lindo!

Então, o livro conta como o narrador, ao ir para um funeral com a família, acaba se refugiando na região onde passou sua infância. Apesar da casa onde ele morava não existir mais, uma fazenda no final da rua ainda está lá, e é para lá que ele vai, lembrando-se que era lá que morava uma das suas amigas de infância, que se mudou para a Austrália quando ele tinha 7 anos de idade. Ou será que a história era outra? Misturando passado e presente, e brincando com a forma como as pessoas lembram das coisas, uma história fantástica e aterrorizante se desdobra na fazenda da sua infância.

Nota 10.

Nota: e assim cheguei ao final do meu desafio de ler 52 livros no ano!!! A partir de agora é lucro! E vamos ver se consigo ultrapassar a quantidade de livros lidos no ano passado, acho que foram 60 livros... será que eu consigo? Ainda estamos no início de outubro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: