Espaço para eu escrever sobre o que eu leio... Com espaço também para falar sobre autores que eu gosto e que eu não gosto... porque falar dos outros é fácil!!!
Pesquisar este blog
quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
As vantagens de ser invisível (The perks of being a wallflower)
SPOILER FREE
Ainda no tema livros em forma de cartas, para desintoxicar do primeiro livro do ano, resolvi ler o aclamado "as vantagens de ser invisível". E vou te dizer que o livro tem diversas razões para ter sido sucesso de crítica e de público.
Stephen Chbosky (como se lê isso?), em seu primeiro romance, traz a história de Charlie, um adolescente de 15 anos com dificuldades de se relacionar socialmente. O livro é todo feito de cartas escritas por Charlie para um "amigo", que na verdade ele não conhece, e justamente por isso é que ele resolve escrever para ele. O cuidado é tanto que ele avisa logo de cara que vai alterar os nomes de todos os envolvidos para que os mesmos não sejam reconhecidos. Eu mencionei o problema de relacionamento do personagem principal? Pois é. E nessas cartas Charlie fala sobre tudo, a escola, a família, seus amigos, sentimentos...
Um dos grandes trunfos do romance é justamente a forma como aos poucos Charlie vai se soltando e se desenvolvendo, não só na sua forma de escrever, como também emocionalmente. É um dos protagonistas mais bonitos e bem construídos que já li na minha vida. Apesar das suas dificuldades sociais, Charlie é de uma sensibilidade tão grande que emociona o leitor. É simplesmente fantástico o trabalho do autor nesse sentido, a forma honesta como ele trabalha o seu protagonista, os demais personagens e a vida dos adolescentes. É tão sensacional que me peguei sorrindo para o livro diversas vezes.
Agora fiquei com muita vontade de ver o filme, não sei se vai ser tão bom quanto o livro, então, estou tentando controlar as minhas expectativas. Mas elas estão altas mesmo assim.
Nota 10!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cara, vou confessar... eu não consegui gostar desse livro. Gostei bastante do filme, mas o livro não me desceu muito bem. Até escrevi uma resenha à época lá no Coruja para falar disso... acho que ficou muitos temas para debater... mas fico feliz que você tenha gostado da sua leitura para o desafio! Vamos em frente ;)
ResponderExcluir