Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

O Árabe do Futuro



SPOILER FREE

Mais um livro para o desafio literário de livros para ler num só dia!

Riad Satouff é um cartunista filho de pai sírio e mãe francesa, nascido na França mas criado em diversos lugares diferentes. Seguindo a linha de Persépolis, que fez muito sucesso e chegou a concorrer ao Oscar de melhor animação de 2008, "O Árabe do Futuro" é sua autobiografia, que traz os detalhes de uma infância bem incomum (para os padrões europeus).

Nesse primeiro volume (já saíram dois em português e o terceiro saiu na França esse ano), Riad faz um apanhado da história do seus pais e seus primeiros anos tanto na França quanto na Líbia e um pouquinho na Síria, trazendo à reboque um panorama histórico e político bastante interessantes e que, por si só, já valem a leitura. Além da questão anedótica e histórica da narrativa, Riad tem um traço marcante e um ótimo senso de humor, que permeia o livro de forma muito interessante e agradável.

O que dá pena é que o livro é curtinho, uma leitura bem rápida e leve, e que deixa um gosto de quero mais no final que se torna problemático apenas porque ainda não temos o terceiro volume em português. E pelo o que percebi, ainda teremos mais volumes a serem lançados...

Para estudantes de árabe o livro ainda tem como "diversão extra" as transliterações de diversas falas do árabe, que são mantidas transliteradas enquanto o narrador/autor não compreende o que está sendo dito.

Nota 10!

Um comentário:

  1. Hum... fiquei interessada. Adoro Persepólis, embora em certa parte, esse tenha sido um quadrinho que me destruiu quando li...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: