Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Ariel

Kindness

Kindness glides about my house.
Dame Kindness, she is so nice!
The blue and red jewels of her ring smoke
In the windows, the mirrors
Are filling with smiles.

What is so real as the cry of a child?
A rabbit's cry may be wilder
But it has no soul.
Sugar can cure everything, so Kindness says.
Sugar is a necessary fluid,

Its crystals a little poultice.
A kindness, kindness
Sweetly picking up pieces!
My Japanese silks, desperate butterflies,
May be pinned any minute, anaesthetized.

And here you come, with a cup of tea
Wreathed in steam.
The blood jet is poetry,
There is no stopping it.
You hand me two children, two roses.


SPOILER FREE


Nesse último final de semana terminei vários livros de poesia que fui lendo no esquema de uma poesia por dia (mais nos finais de semana, claro). Depois de Ondjaki terminei meu primeiro (e provavelmente último) livro da poeta americana Sylvia Plath.

"Ariel" foi publicado postumamente ao suicídio da autora e é um dos marcos da sua obra relativamente pequena, além de ser um marco da poesia moderna norte-americana. Como é de se suspeitar, Sylvia sofria de depressão crônica e há documentação de pelo menos mais uma tentativa de suicídio dela quando mais nova, e isso se reflete fortemente na sua obra.

O seu estilo, que é extremamente pessoal e autobiográfico (ou assim é classificado), é marcado pela depressão e pelas visitas constantes a médicos e clínicas psiquiátricas, o que torna o texto extremamente pesado e com uma quantidade de termos médicos um tanto quanto incomum na poesia. Sua obra foi muito utilizada para tratar também de abusos à mulher, e muitos fizeram uso do que ela escreveu para acusar o seu marido de violência doméstica. A questão da veracidade disso não me incomoda, visto que ninguém conseguiu provar nada e que não necessariamente o que está na arte fazia parte de forma literal na vida do artista. Acho a questão dos problemas psiquiátricos muito mais relevante nesse caso.

Independentemente disso, a poesia de Sylvia é daquelas que saem rasgando tudo, com um peso que eu não esperava e que, na verdade, não me agradou. Entendo quem curta, a qualidade do texto mesclado com o inédito do tema e, de certa forma, do formato, realmente a marcam como uma autora singular e importante. Mas definitivamente não é pra mim.

Nota 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: