Pesquisar este blog

domingo, 22 de outubro de 2017

Collected Poems - 1909-1962

A Dedication to my Wife

To whom I owe the leaping delight
That quickens my senses in our wakingtime
And the rhythm that governs the repose of our sleepingtime,
        The breathing in unison

Of lovers whose bodies smell of each other
Who think the same thoughts without need of speech
And babble the same speech without need of meaning.

No peevish winter wind shall chill
No sullen tropic sun shall wither
The roses in the rose-garden which is ours and ours only

But this dedication is for others to read:
These are private words addressed to you in public.


SPOILER FREE

Mais um livro de poesia da leva que terminei no início de outubro! O hábito de ler poesia todos os dias de manhã tem esses efeitos... além de outros muito agradáveis, como começar o dia bem.

T.S.Eliot é um autor americano que morou boa parte de sua vida fora dos Estados Unidos, e que ganhou o prêmio Nobel de literatura em 1948. Infelizmente essa coletânea não possui toda a sua obra, e eu fiquei babando por causa disso... mas ao mesmo tempo ela mostra o crescimento do autor, o que é muito legal de perceber.

Boa parte dos poemas iniciais desse livro mostram um autor querendo mostrar o seu conhecimento intelectual, o que para mim soou um tanto quanto arrogante, depois ele se aprofunda mais na questão religiosa, que perpassa por toda a obra, o que de vez em quando me incomoda e de vez em quando eu gosto. Lá pela metade do livro fiquei com a sensação que ele finalmente se achou, e aí sai de baixo, o trabalho de Eliot é realmente de cair o queixo, ele não ganhou o Nobel a toa, mesmo. Meus poemas favoritos dele infelizmente são absurdamente longos, divididos em partes diferentes mas que tratam do mesmo tema, e por isso era complicado de colocar algum como exemplo em cima dessa resenha.

Agora vou precisar procurar outras coisas dele, como seus romances e peças (alguns pedaços de peças estão até nesse livro, e eu curti), para ver suas outras facetas. Virei fã.

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: