Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

The Sandman, Vol. 01: Preludes & Nocturnes



SPOILER FREE

Como janeiro é mês de tema livre, resolvi abrir o ano finalmente lendo Sandman. Ano passado (como se fosse há muito tempo) consegui para Kindle uma coleção completa de Sandman por um preço razoável (porque Graphic Novels nunca entram em promoção boa?), e sendo Graphic Novels uma das coisas que é melhor de ler no celular do que no kindle, e levando em consideração que pretendo viajar esse mês (FÉRIAS), era o momento perfeito para começar a coleção.

Preludes e Nocturnes é o primeiro volume dessa coleção, e contém umas 4 ou 5 histórias (não contei e não fica muito claro alguns inícios e finais). É o volume de introdução do personagem Sandman, que, convenhamos, foi feito descaradamente para ser igual ao Neil Gaiman:






A primeira história, que introduz o personagem e tem o primeiro conflito que dá o tom de todo o primeiro volume da coleção, é extremamente interessante, e eu gosto do seu jeito mitológico e toda a questão de se iniciar uma busca. A minha questão, na verdade, foi que não curti muito as histórias da busca em si, que completam Preludes & Nocturnes. Elas tem pontos interessantes, sim, mas não me empolgaram.



Curti especialmente a história que se passa no Inferno e a introdução do personagem Lucifer, que depois ganhou uma Graphic Novel própria - que eu já comprei também - e uma série de TV, que eu aprecio. Mas ela não é assim, genial.

A história que junta Sandman e Constantine eu achei especialmente chatinha.


Mas preciso dizer que a última parte da busca foi bastante interessante, com aparições especiais de personagens da DC, que não tem exatamente um papel importante, e eu gostei particularmente disso ser assim. Mas o conjunto da obra, nesse primeiro volume é simplesmente mediano.

Conhecendo trabalhos posteriores do Neil Gaiman, Sandman, pelo menos esse primeiro livro, está bem longe do seu padrão de alta qualidade. Para uma introdução é interessante, mas não é nada arrebatador, e sim, tem os seus problemas. Pode ter sido uma questão de expectativa, não só sendo Gaiman, mas também por conta de todo o seu vasto fã-clube. De qualquer forma, pra mim, deixou a desejar.


Nota 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: