Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

O teste do casamento - The bride test


SPOILER FREE

E finalmente chegamos no último tema do Desafio Literário Popoca 2022! Em dezembro, o tema livros com protagonistas com deficiência entrou em campo, e resolvi escolher um livro da nossa lista de sugestões: O teste do casamento, da norte americana descendente de vietnamitas Helen Hoang.

Atenção, na nossa lista de sugestões, o livro está com o título Noiva à Experiência, que é da tradução portuguesa da obra! No Brasil, saiu com o título O teste do casamento.

A autora Helen Hoang foi diagnosticada como autista em 2016, já adulta, e escreveu sobre a experiência dessa descoberta no seu primeiro livro, Os números do amor, que fez um enorme sucesso, e, por isso, ela escreveu uma nova obra sobre pessoas com autismo. 

Em O teste do casamento, temos Khai Diep, um jovem filho de vietnamitas que foi diagnosticado com autismo, mas que a família nunca realmente tratou, então, ele acha que não tem sentimentos. Seguindo a linha de famílias asiáticas que se metem nas vidas dos seus integrantes, a mãe de Khai viaja ao Vietnã para encontrar uma noiva para ele, e retorna com Esme Tran, uma jovem mestiça que nunca conheceu o próprio pai.

O interessante de autores como Helen Hoang é que eles podem descrever pessoas com deficiência de uma forma mais profunda de quem apenas pesquisa sobre o assunto, e, para mim, isso foi muito marcante no livro. O foco da narrativa não é a estranheza que Khai provoca, e sim, como ele se sente ao perceber que é diferente, e como aqueles que o amam procuram entender essas diferenças e se adaptar.

Fora toda essa questão do autismo de Khai, o livro é uma histórica romântica como muitas outras, seguindo inclusive fórmulas conhecidas do gênero. O que mostra que essas narrativas, assim como todas as outras, podem e devem ser universais e incluir todo tipo de pessoa. 

Fazia muito tempo que eu não lia nada desse gênero, que, confesso, adoro, então, foi muito difícil parar de ler, trabalhar, comer e dormir. Fiquei totalmente viciada, e o livro não durou nada na minha mão. Agora terei que ler o primeiro livro da autora, porque gostei da sua escrita.

Recomendo muitíssimo, não só porque é uma boa história e bem escrito, mas porque de quebra você ainda sai entendendo melhor uma questão que atinge mais pessoas do que se imagina.

Nota 9,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: