Pesquisar este blog

sábado, 31 de dezembro de 2011

Meme Retrospectiva Literária 2011



Mais um Meme! Dessa vez do blog Pensamento Tangencial! - gente, estou seguindo uns blogs muito legais, mas estou começando a me sentir mal porque eles lêem muito, mas muito mais do que eu!!!!

Mas deixando esse pensamento de lado, vamos à Retrospectiva no formato sugerido pela Angélica:

  • O livro infanto-juvenil que mais gostei: esse é fácil, Haroun e o mar de histórias do Salman Rushdie

  • A aventura que me tirou o fôlego: os livros da Sookie Stackhouse (algo me diz que eles vão aparecer mais algumas vezes por aqui) da Charlaine Harris

  • O terror que me deixou sem dormir: livros da Sookie Stackhouse... eu lia muito antes de dormir, o que me deixava agitada, logo, com dificuldade de pegar no sono... apesar dos livros não serem exatamente de terror... mas o efeito foi o mesmo.

  • O suspense mais eletrizante: Hell, da Lolita Pille, não é um suspense, mas foi de longe o livro mais eletrizante que eu li (só pra não voltar à Charlaine Harris, porque seria chato)

  • O romance que me fez suspirar: Ma liberté de danser, da Dina, apesar de ser autobiografia, a vida dela é um romance... e eu suspirei (as meninas que forma na minha palestra sobre o livro também...).
 
  • A saga que me conquistou: A Trilogia do Cairo, do Naguib Mahfouz.

  • O clássico que me marcou: A Trilogia do Cairo, do Naguib Mahfouz. Nada mais será como antes na minha relação com o Egito, com a literatura e com a obra do autor.

  • O livro que me fez refletir: Ma Liberté de danser, da Dina, me fez pensar muito sobre a questão da mulher nos dias atuais e no Oriente Médio.

  • O livro que me fez rir: Ex-Libris, confissões de uma leitora comum, da Anne Fadiman, ri até chorar, e paguei mico chorando de tanto rir no metrô. Sério.

  • O livro que me fez chorar: nunca choro lendo livros ou vendo filmes. Só se for de rir. Aí é só ver o tópico acima.

  • O melhor livro de fantasia: A touch of Dead, da Charlaine Harris, amei os contos.

  • O livro que me decepcionou: Cidade da Penumbra, da Lolita Pille. Depois de Hell, não acreditei que ela pudesse ter feito o que fez. Pior livro do ano.

  • O livro que me surpreendeu: Ma liberté de danser, da Dina, porque, bem, eu não esperava um livro tão poético, tão cheio de amargura, e tão bem escrito, assim como não esperava um livro sem uma fotografia sequer.

  • O(a) personagem do ano: Ahmed, da Trilogia do Cairo. Senti amor e ódio por ele.

  • O casal perfeito: Dina e Sameh
 
  • O(a) autor(a) revelação: Charlaine Harris

  • O melhor livro nacional: não li nada nacional esse ano, shame on me

  • O melhor livro que li em 2011: Trilogia do Cairo, porque não dá para escolher um só dessa saga

  • Li em 2011: 30 livros

  • A minha meta literária para 2012 é: conseguir seguir os livros do desafio literário e chegar aos 30 livros por ano!

4 comentários:

  1. De livro novo, sem contar os de culinária, li 35 esse ano. Reli alguns.. mas eu não trabalho com horário!

    ResponderExcluir
  2. Eu já te emprestei esse livro esse ano, quando você veio ao Rio no início ou no meio do ano... mas não sei se você conseguiu ler...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: