Pesquisar este blog

domingo, 1 de janeiro de 2012

Retrospectiva 2011

E 2011 chegou ao fim!!!!

Depois de muita confusão, casamento, obra, mudança, troca de trabalho no emprego (é isso mesmo) e coisas aleatórias, finalmente o ano acabou! E mais uma vez bati a minha meta! E dessa vez foi realmente especial... afinal, com todos esses planos eu tinha reduzido a minha meta anual de 30 para 20 livros, mas mesmo assim consegui chegar ao 30° livro! Eu mereço comemorar, não é?

Claro, que nada disso seria possível sem Charlaine Harris, por isso meu agradecimento pessoal e sincero a essa escritora que continua a tradição dos vampiros estilo Anne Rice!

Mas, então, vamos à retrospectiva? Que a lista esse ano foi longa...

O ano começou muito bem, obrigada, com a Trilogia do Cairo, grande obra prima do nobel Naguib Mahfouz. Demorei uns 4 meses para ler tudo (o que me deixa um pouco preocupada com o desafio literário em 2012, mas tudo bem), mas valeu a pena cada segundo! A família de Ahmed morará para sempre no meu coração. De longe foi o ponto alto do ano. Até desanimador isso, não é mesmo? Mas tem mais coisa interessante... vamos chegar lá.

Logo depois li Ex-libris, um livro absurdamente divertido, literalmente, pois as histórias por mais que sejam reais, beiram o absurdo, até me senti normal com a minha relação doentia com livros. Deu para entender o nível da loucura, né? Foi um livro comprado por impulso, lido por impulso e que valeu muito a pena. Adoro momentos assim :-)

Depois de uma leitura super leve, resolvi encarar algo mais pesado, bem mais pesado, e li Hell, da francesa Lolita Pille. Li o livro num dia, numa só sentada. E fiquei apavorada. Fiquei pensando no livro por semanas depois de ter lido, de tanto que fiquei chocada. Mas até aí eu posso ser uma pessoa acostumada com coisas mais normais, né? Sangue, morte, destruição, pessoas muito ruins... tudo isso eu encaro na boa numa leitura, mas Hell... foi perturbador. (essa palavrinha agora me lembra sempre do Téo... garotinho de 12 anos que usa a palavra perturbador corretamente, pode isso?)

Depois de Hell tudo o que eu queria era algo leve, até pra ajudar na meta, pois eu estava em abril e tinha lido até então apenas 5 livros. Então resolvi cair de cara na série do Percy Jackson que eu resolvi comprar numa mega promoção e futuramente dar à minha prima de 12 anos (dei de aniversário em outubro, ela AMOU e já leu 2 livros! Estou adorando essa geração). Ah... até gostei dos livros, é realmente divertido para crianças, tem muita informação sobre mitologia... mas... dá nervoso um personagem começar uma série com 11 anos, chegar aos 16 e não mudar nada. Nada. Sério, aos 16 anos ainda ficar tímido com meninas como se tivesse 11 é duro. Dói. Fora toda a discussão de como o Percy é uma imitação americana de Harry Potter que eu preciso escutar do marido toda a vez que comento dos livros. Sabe o que é pior? Apesar de tudo ele está certo, pelo menos em parte.

Depois de ler 5 livros tão leves quanto bolinha de sabão eu precisava de sustância, e resolvi ler Rhadopis, do Naguib Mahfouz, o que me deixou desapontada. Eu esperava mais. Tudo bem que eu sabia que a fase "Egito antigo" do autor não era lá grande coisa, pelo menos em comparação com a Trilogia do Cairo, veja bem, mas não consegui segurar minha expectativa. Sinto que fui meio injusta com o livro, mas é como me sinto, fazer o que?

Depois disso resolvi voltar para Lolita Pille, com a Cidade da Penumbra, o que foi um erro. Fiquei 2 meses enrolando nesse livro. Eu estava cansada, estressada e preocupada com obra/casamento (mudança ainda estava longe, o que era motivo de muito estresse) e o livro é deprê, muito deprê. Além disso, ainda é confuso e difícil de entender. Péssima mistura num momento nada propício. Eu devia ter trocado de livro, mas dei uma de teimosa e fui até o fim, só pra ficar mais atrasada nas leituras. Cheguei em agosto com 12 livros lidos e ainda com casamento/mudança pra fazer.

Depois dessa eu simplesmente precisava de alguma coisa que me levantasse, então ataquei Ma liberté de danser, da bailarina Dina, o que além de ser uma leitura maravilhosa ainda me rendeu uma palestra agora em Dezembro que foi um sucesso! Me senti novamente uma contadora de histórias, foi muito legal.

A partir daí foi guerra. Guerra para bater a meta. Comecei a atacar qualquer coisa pequena e/ou fácil de ler. Começando pelo Visconde partido ao meio do Ítalo Calvino, que nem romance é, é conto! A edição de bolso é minúscula. Tudo o que eu precisava, pois além de ler rapidinho, ainda me fez continuar com literatura de alta qualidade. Recomendo para essas situações de emergência.

Depois eu não resisti e peguei um livro enorme, mas fácil de ler, A descoberta das bruxas, mas na versão original em inglês que o livro é mais leve, e que foi o que eu encontrei na Saraiva e comprei por impulso (já comentei que não posso ir à livrarias?). Apesar da sensação de estar lendo Crepúsculo em alguns momentos, o livro é divertido. Os vampiros não são perfeitos, é verdade, as descobertas com relação à personagem principal pularam o precipício da bizarrice se afastando irremediavelmente do aceitável, também é verdade, mas eu me diverti, e é isso que importa, né? Ano que vem sai a continuação. Vou comprar na Amazon. Simples assim.

Depois voltei aos livros mais finos... e ataquei Haroun e o mar de histórias, livro que eu queria reler desde criança. Foi legal, pena que não sou mais criança, acho que eu teria gostado mais, bem mais. Mas é Salman Rushdie, e ele é sempre bom de ler.

A partir daí entrei em modo berserk com a série da Sookie Stackhouse. Estava em novembro e só tinha lido 16 livros. Desespero total. Mas aí a série me pegou de jeito, e ainda por cima ela desce como se fosse água, e em menos de 2 meses li os 11 livros da série já lançados (todos em inglês) e mais o livro de contos. Deu um livro a cada 4 dias, aproximadamente.

No meio dessa loucura terminei meu primeiro e-book, no aplicativo para celular do Kindle: A Christmans Carol do Charles Dickens, que me deixou no clima perfeito para o Natal.

E assim, no último minuto de 2011, cheguei ao 30° livro do ano! Com "Como ser legal" do Nick Hornby, que foi um livro meio irritante, eu esperava um pouco mais dele, mas que fechou a meta normal anual!

Para deixar registrado, eis a lista de 2011:

  • Como ser legal - Nick Hornby
  • A touch of dead - Charlaine Harris
  • Dead reckoning - Charlaine Harris
  • Dead in the family - Charlaine Harris
  • Dead and gone - Charlaine Harris
  • A Christmas Carol - Charles Dickens
  • From dead to worse - Charlaine Harris
  • All together dead - Charlaine Harris
  • Definitely Dead - Charlaine Harris
  • Dead as a doornail - Charlaine Harris
  • Dead to the world - Charlaine Harris
  • Club Dead - Charlaine Harris
  • Living dead in Dallas - Charlaine Harris
  • Dead until dark - Charlaine Harris
  • Haroun and the sea of stories - Salman Rushdie
  • A Discovery of Witches - Deborah Harkness
  • O visconde partido ao meio - Italo Calvino
  • Ma liberté de dancer - Dina
  • Cidade da Penumbra - Lolita Pille
  • Rhadopis - Naguib Mahfouz
  • O último olimpiano - Rick Riordan
  • A Batalha do Labirinto - Rick Riordan
  • A Maldição do Titã - Rick Riordan
  • O mar de monstros - Rick Riordan
  • O ladrão de raios - Rick Riordan
  • Hell - Lolita Pille
  • Ex-libris confissões de uma leitora comum - Anne Fadiman
  • O Jardim do Passado - Naguib Mahfouz
  • Palácio do desejo - Naguib Mahfouz
  • Entre dois palácios - Naguib Mahfouz
Que 2012 venha com tudo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: