Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Meu tio

SPOILER FREE

Esse livro eu li por sugestão materna, e por curiosidade, afinal não é sempre que você encontra um livro baseado num filme (francês, diga-se de passagem), normalmente a ordem é inversa. Pois bem, resolvi lê-lo de forma bem despretenciosa, porque filmes adaptados de livros costumam ser piores que o livro original, imagine um livro adaptado de um filme...

Me surpreendi. Mas não é o tipo de literatura para qualquer um, é preciso entrar e entender o "clima", pois é uma história infantil feita para adultos lerem. E o mais engraçado é que realmente parece uma história saída de um filme francês! E parando para pensar, talvez só os franceses mesmo fossem parar para fazer um livro baseado num filme, americanos certamente fariam um jogo, ingleses... bom, acho que eles iriam beber num pub e só.

Mas voltando ao livro, ele é leve e despretencioso mesmo, dá para ler de uma vez só, e a leitura quase dura o mesmo que um filme. Eu me senti voltando algumas décadas no tempo e vendo como uma criança da época pensava (algo entre anos 40 e 50) e se divertia (ou não), mais precisamente lembrei de histórias da infância do meu pai, o que achei bem legal, pois deu um ar de veracidade à história. Não vou tentar falar especificamente do autor, pois é meio confuso... afinal quem é o "verdadeiro" autor desse livro: quem escreveu o livro, quem escreveu o roteiro ou quem dirigiu o filme? Confuso demais para mim. Como o autor da versão literária não é exatamente famoso nesse campo, acho que posso me abster tranquilamente.

Nota 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: