Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O ladrão e os cães

SPOILER FREE

Esse foi um livro que me chocou. Primeiro porque eu não estava exatamente no clima de ler algo no seu estilo, segundo porque não tem nada a ver com o estilo do autor, ou, pelo menos, com nada do que já havia lido dele (Noites das mil e uma noites e Akhenaton, o rei herege).

De certa forma fiquei muito impressionada com a versatilidade de Mahfouz, e depois pelo realismo da narrativa, muito diferente do que se costuma ver nos contos e romances árabes que eu tinha lido até então, onde sempre houve espaço para a "mitologia" típica árabe ou pelo menos alguma forma de interferência sobrenatural.

O ladrão e os cães é um livro pesado por seu conteúdo, focado nas piores características do ser humano e com uma história bem trágica, mas ao mesmo tempo é fácil de ler, com uma narrativa muito direta ao ponto. Destaques para a forma como os pensamentos do personagem são mostrados, fazendo com que você se sinta dentro da sua cabeça, e para o final fantástico do livro. Para mim, o final rivaliza com o estilo de Bernard Cornwell, só que é ainda mais rico.

Enfim, mesmo com o choque inicial, foi um livro que conseguiu me ganhar, me fazendo mudar de idéia, em menos de 100 páginas, o que é um feito e tanto.

Fico muito triste quando penso que o autor já se foi... mas pelo menos ainda tem muita coisa para ler dele! Mal posso esperar para pegar a sua Trilogia do Cairo!

Nota 9,5


Para maiores detalhes do autor e sua obra, vejam aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: