Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O livro de Saladino


SPOILER FREE

Gente, estou super atrasada nas resenhas... mas férias é assim, deixa a gente com vontade de fazer nada, só relaxar... e ler... o que me deixa mais atrasada ainda :-)

Mas vou variar um pouquinho a rotina de não fazer nada das férias e escrever um pouquinho.

O Livro de Saladino é bom demais! A edição é um pouco melhor do que Sombras da Romãzeira, mas ainda deixa a desejar... já a história... ah, que delícia!!!! Tariq Ali consegue mostrar a vida de Saladino sem contar nem uma batalha e ainda assim ser uma leitura extraordinária! É cada caso, cada detalhe de como se vivia na época que não dá para parar de ler!

O livro é escrito em primeira pessoa por um escriba judeu que foi designado para escrever sobre a vida do sultão, então, além de ter acesso em primeira pessoa ao que Saladino tem para contar, ele ainda tem acesso ao harém (ah... esse lugar mítico, fonte de tantas fantasias...), aos seus filhos e amigos próximos. É uma grande colcha de retalhos de histórias dos mais diversos personagens que ilustra uma época distante e cercada de imagens fantásticas... tem coisa melhor que isso? E ainda por cima é bem escrito! Tão bem escrito que os erros grotescos não atrapalham a leitura.

Estou extasiada com esse quinteto islâmico... e se já gostava do Tariq Ali agora sou fã de carteirinha.

Nota 9,5 (por conta da edição que não faz jus a obra)

2 comentários:

  1. A informação sobre o narrador muito me interessou. Quero lê-lo sim. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Vivi. Eu também fiquei bem interessada pelo narrador.

    Muito grata.
    Beijinhos,
    Rosane

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: