Pesquisar este blog

sábado, 9 de março de 2013

A Revolução dos Bichos


SPOILER FREE

Esse é um livro que peguei da biblioteca de uma tia minha, que estava se desfazendo da maioria dos seus livros (eu ainda não cheguei nesse nível espiritual), e que ficou me esperando uns 2 anos na estante, até que veio o Desafio Literário com o tema animais protagonistas e resolvi que era um ótimo momento para ler esse clássico do George Orwell!

E que leitura!!!! Eu gostei tanto que antes mesmo de terminar já estava indicando para os outros. Inclusive numa situação muito peculiar num restaurante a quilo, quando uma moça sentada do meu lado interrompeu a minha leitura para perguntar se o livro era bom, pois haviam indicado para ela mas ela nunca teve vontade de ler (eu entendi perfeitamente a questão, claro), e eu respondi falando acaloradamente bem do livro! Também indiquei para um amigo economista no trabalho, que catou imediatamente uma versão em pdf na internet e leu em uma tarde e ficou maravilhado também.

Mas o que origina tanta animação? Pois bem, A Revolução dos Bichos, ou Animal Farm no original, conta uma versão animal da revolução socialista que deu origem à União Soviética! Com direito a caricaturas muito interessantes de diversos personagens históricos, como Marx, Trostky, Stalin, Hitler... apenas para mencionar aqueles que eu, no meu parco conhecimento dessa história em específico, consegui reconhecer (o meu colega reconheceu muitos mais!). E o melhor, em 1944 prevê o que vai acontecer! Achei fantástico!

E a forma como ele apresenta os problemas? Genial! A história é lindamente contada, com direito a explicações do porquê do desenrolar dos acontecimentos fantásticas e cheias de duplo sentido. Adorei tudo!

Nota 10!

Um comentário:

  1. É, realmente, um livro interessantíssimo ressaltando o aspecto da intolerância - disfarçada em zelo - do totalitarismo.
    Infelizmente o movimento bolchevique seguiu por maus caminhos, dando margem a que o Leviatã do capitalismo estendesse as asas sobre a humanidade.
    Dou meu aval para sua opinião, Laura, mas é bom que os leitores fiquem atentos: Orwell oferece uma visão real, mas não a única possível, para tendências socialistas.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: