Espaço para eu escrever sobre o que eu leio... Com espaço também para falar sobre autores que eu gosto e que eu não gosto... porque falar dos outros é fácil!!!
Pesquisar este blog
quinta-feira, 4 de abril de 2013
Le voyage d'hiver
SPOILER FREE
E finalmente chegamos ao tema do Desafio Literário de abril: livros com títulos de estações do ano! E com isso, tirei da estante uma das minhas autoras favoritas: Amélie Nothomb! Essa belga com graves problemas psicológicos (é a única explicação plausível a meu ver) faz basicamente dois tipos de livros: os autobiográficos e os insanos. O que não impede os autobiográficos de serem insanos também, diga-se de passagem.
"Le Voyage d'Hiver" ("Viagem de Inverno" em tradução livre) cai na segunda categoria, e trata de um relato em primeira pessoa de um homem amargurado por conta de um amor não tão correspondido como ele gostaria e que por causa disso resolve fazer uma espécie de ataque terrorista em Paris. Como eu avisei, insano. Infelizmente não poderei falar mais nada sobre o enredo, pois corro o risco de dar spoilers, afinal o livro é curtinho e os detalhes são tudo nessa história.
Mas a graça dos livros de Amélie Nothomb não é exatamente a história, pois elas são sempre loucas e sem pé nem cabeça, o lance da escritora é como ela tece as suas bizarrices. O seu senso de humor único, e chegado ao negro e ácido, é extremamente cativante, e quando você menos espera você já embarcou na viagem maluca dela e não só acredita piamente no que ela está contando como está se divertindo horrores com isso.
Se isso não for escrever bem, eu não sei mais o que é.
Nota 10, para variar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi, Laura.
ResponderExcluirEu não conhecia essa escritora, mas já quero muito conhecer. Insanidade + humor negro e ácido é uma soma que só pode resultar em uma leitura excelente.
Bjs, Larissa.
http://oelementofogo.blogspot.com.br/
Gostei da sua resenha, fiquei com vontade de ler esse livro e também Medo e Submissão, quem leu disse que é muito bom, trata do mundo corporativo japonês e ela usa esse mesmo humor ácido que você citou. Valeu pela dica.
ResponderExcluirAbraços,
Flávia
(emalgumlugardaimaginacao.blogspot.com)
Amélie Nothomb é muito boa né?!
ResponderExcluirEsse eu não li... já leu dela o Stupeur et Tremblements? É bem legal!
www.gavetaliteraria.com.br
Acabei de ver que a Flávia falou dele ali em cima... não sabia que ele tinha edição em português!!
ResponderExcluir