Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Le voyage d'hiver


SPOILER FREE

E finalmente chegamos ao tema do Desafio Literário de abril: livros com títulos de estações do ano! E com isso, tirei da estante uma das minhas autoras favoritas: Amélie Nothomb! Essa belga com graves problemas psicológicos (é a única explicação plausível a meu ver) faz basicamente dois tipos de livros: os autobiográficos e os insanos. O que não impede os autobiográficos de serem insanos também, diga-se de passagem.

"Le Voyage d'Hiver" ("Viagem de Inverno" em tradução livre) cai na segunda categoria, e trata de um relato em primeira pessoa de um homem amargurado por conta de um amor não tão correspondido como ele gostaria e que por causa disso resolve fazer uma espécie de ataque terrorista em Paris. Como eu avisei, insano. Infelizmente não poderei falar mais nada sobre o enredo, pois corro o risco de dar spoilers, afinal o livro é curtinho e os detalhes são tudo nessa história.

Mas a graça dos livros de Amélie Nothomb não é exatamente a história, pois elas são sempre loucas e sem pé nem cabeça, o lance da escritora é como ela tece as suas bizarrices. O seu senso de humor único, e chegado ao negro e ácido, é extremamente cativante, e quando você menos espera você já embarcou na viagem maluca dela e não só acredita piamente no que ela está contando como está se divertindo horrores com isso.

Se isso não for escrever bem, eu não sei mais o que é.

Nota 10, para variar.

4 comentários:

  1. Oi, Laura.
    Eu não conhecia essa escritora, mas já quero muito conhecer. Insanidade + humor negro e ácido é uma soma que só pode resultar em uma leitura excelente.

    Bjs, Larissa.
    http://oelementofogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua resenha, fiquei com vontade de ler esse livro e também Medo e Submissão, quem leu disse que é muito bom, trata do mundo corporativo japonês e ela usa esse mesmo humor ácido que você citou. Valeu pela dica.
    Abraços,

    Flávia
    (emalgumlugardaimaginacao.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  3. Amélie Nothomb é muito boa né?!

    Esse eu não li... já leu dela o Stupeur et Tremblements? É bem legal!

    www.gavetaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ver que a Flávia falou dele ali em cima... não sabia que ele tinha edição em português!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: