Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

The Dating Detox



SPOILER FREE

Depois de alguns livros meio deprês para essa época do ano, resolvi chutar o balde e investir em algo bem leve, tranquilo e divertido. "The dating detox" foi a escolha perfeita.

Ainda sem tradução para o português, "the dating detox" (algo como "desintoxicação de encontros", mas que soaria melhor como "dieta de namoro") é uma leitura tranquila, leve e extremamente divertida. Seguindo a linha de humor inglês que você encontra em Bridget Jones (só que muito muito muito muito muito melhor), Sass é uma inglesa de vinte e muitos anos com uma coleção de namoros fracassados, mais especificamente de namorados que terminaram com ela. Chegando a conclusão que sair com homens e namorar é algo que definitivamente ela não faz bem, Sass resolve fazer uma desintoxicação, com direito a uma lista de regras a tudo mais a seguir nas noitadas para evitar novos fracassos. Afinal, relacionamentos que não começam não terminam, não é mesmo?

A autora fez uma escolha interessante nesse livro: o fluxo de consciência, o que não só torna a leitura mais dinâmica (a sensação é que a personagem está conversando com o leitor), como deixa a personagem principal irresistível. É impossível não gostar dela. Em alguns poucos momentos você pode até ficar com raiva da sua estupidez, mas ela é tão engraçada, tão irreverente e tão fã dos anos 80, que você desculpa qualquer besteira que ela venha a fazer.

Em outras palavras, "the dating detox" é um chick-lit com um humor inglês e uma qualidade bem acima da média desse estilo de literatura. Com uma grande vantagem: não tem os costumeiros defeitos machistas desse tipo de livro. A personagem principal não encontra um príncipe encantado, e não está (mais) à procura de um, sua jornada pela "desintoxicação" é uma jornada de auto conhecimento e aceitação, que finalmente termina quando ela se permite ser ela mesma. O mundo seria um lugar muito melhor se mais chick-lits fossem assim.

Nota 9,5!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: