Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Wedding Song



SPOILER FREE

Ainda na corrida para fechar o ano com 70 livros (nunca mais faço isso na minha vida, não desse jeito!), peguei mais um livro da pilha do Naguib Mahfouz (pilha fruto de uma compra enlouquecida numa promoção num sebo internacional maravilhoso, o Better World Books) porque ele parecia ser rápido e tranquilo de ler.

"Wedding Song" ainda não foi traduzido para o português, como a maioria das obras do autor egípcio (o que é uma pena), e o estilo lembra uma outra obra dele: Miramar. É um estilo de narrativa que pessoalmente eu curto muito: uma história contada diversas vezes, cada vez sob o ponto de vista de um personagem diferente. Dessa vez a história trata de uma família de classe baixa do Cairo que trabalha para um teatro e o drama que se desenrola com eles, numa mistura de análise social com mistério, coisas do Naguib Mahfouz. A história envolve os problemas de um casal e o seu filho, que está estreando como autor de peças de teatro, e um ator de meia idade que nunca conseguiu fazer sucesso.

O livro é especialmente interessante para quem quiser observar a forma como a mulher é vista e julgada na sociedade egípcia (mas a história caberia em diversos outros lugares também, o que é muito triste), e, claro, tem o charme que só Naguib Mahfouz consegue colocar em histórias dramáticas para que elas não fiquem piegas.

Mas infelizmente é aquilo: eu quando leio Mahfouz sempre espero algo extraordinário, e "Wedding Song" não está entre os seus melhores livros. O livro é muito bom, super aconselho, mas, não é aquela Brastemp que se espera do autor não. Por isso:

Nota 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: