Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Depois de morrer aconteceram-me muitas coisas



SPOILER FREE

Agosto foi um mês complicado e estou super atrasada com as leituras dos Desafios Literários, mas essa eu já consegui terminar! O tema era "livro com título diferente". Por acaso, eu já estava há tempos de olho num livro que comprei numa leva de autores portugueses que comprei no ano passado com o intuito de conhecer melhor a nova geração de autores lusitanos, que já havia me maravilhado com Valter Hugo Mãe, e que entrou na lista de compras justamente por causa do título, no mínimo, inusitado.

Como o português era português mesmo, com direito a diálogos escritos para soar como lusitanos do interior da terrinha, confesso que demorei um bocado a me sentir confortável na leitura e realmente entender o que estava acontecendo. A partir daí a leitura fluiu bem melhor, e pude realmente aproveitar a história de dois imigrantes portugueses (ilegais, claro) em alguma terra estrangeira, sendo que nenhum deles falava uma palavra da língua local.

Toda a narrativa se centra nessa dificuldade de viver num país estrangeiro sem ter nenhuma ideia nem da língua nem da cultura local, contando um dia na vida do casal e do filho, onde eles se perdem e não sabem como voltar para casa. O livro é permeado de questões sociais, como o quê levou os portugueses a saírem do seu país, a forma como são tratados no estrangeiro, e a dificuldade de se adaptar nessa situação.

Ricardo Adolfo não trata desses temas com delicadeza, pelo contrário, o seu narrador é o próprio imigrante, que, na sua limitação social e de estudos, tenta não só entender o quê está acontecendo, mas busca as melhores alternativas para sair dos problemas. Problemas em que eles mesmos se metem por conta da total ignorância acerca do lugar e da língua com o qual precisam, não apenas conviver, mas extrair um meio de subsistência.

Apesar do título do livro sugerir algo mais para o ramo da comédia, o texto é bastante pesado e desesperançoso, levantando questões extremamente incômodas, especialmente nos dias de hoje.

Inclusive, é uma leitura extremamente recomendada por tratar de algo tão atual.

O meu único problema é que eu não estava no clima para uma leitura desse peso, se não fosse por isso a nota seria maior.

Nota 8,5.


2 comentários:

  1. Interessante a recomendação... eu estive lendo um bocado sobre o problema dos refugiados e da imigração nos últimos tempos (um dos motivos de estar cansada da humanidade de uma maneira geral...) mas ainda não tinha pego nenhum romance que tratasse do tema.

    Interessante como títulos estrambólicos podem esconder de tudo um pouco e nos pegar de surpresa, não é verdade?

    Antes que me esqueça, a lista do desafio para o ano que vem já está no ar ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ó céus, ainda nem comecei os de outubro e já tem pro ano que vem???? tô ferrada!

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: