Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Queen of Shadows



SPOILER FREE

E finalmente cheguei no último livro já lançado da série "Throne of Glass"! Foram mais de 600 páginas de muita tensão e uma certa tristeza, pois saber que agora terei de esperar até setembro pelo próximo volume, e que ainda haverá mais um título a ser lançado no próximo ano, que nem título tem, é realmente algo digno de tristeza para um leitor.

Em termos de qualidade narrativa e de escrita, vou manter o terceiro volume como o meu favorito, pois aqui as histórias paralelas não funcionam tão bem, apesar de continuarem interessantes. Alguns personagens crescem, o que é muito bom, porém outros ficam meio mais ou menos. Chaol, um dos primeiros interesses românticos da personagem principal, perde muita graça nesse volume, e cai alguns níveis de "personagem legal", apesar de recuperar alguma coisa no final, outros perdem a graça por se tornarem menos malvados. Não entendo essa necessidade de fazer os personagens legais serem bonzinhos.

O final do livro também deixa um pouco a desejar, o desfecho da trama desse volume é interessante e me pegou de surpresa, o que foi fantástico, mas o pós clímax me pareceu um tanto apressado. E um pouco perigoso, pois não me pareceu uma decisão lá muito sensata dos personagens, o que ficou, de certa forma, pouco característico dos mesmos. Poderia ter sido mais coerente sem comprometer o andamento do enredo. E nesse meio tempo dava para explorar outras partes da narrativa. Enfim, ficou com cara de "o prazo acabou, então vou terminar o livro correndo".

Apesar disso, a saga continua valendo a pena a leitura, e super recomendado para quem curte fantasia e aventura. Bônus para quem curte personagens femininas fortes!

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: