Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Sonhando a Palestina



SPOILER FREE

Mais um livro desse Natal! Dessa vez foi uma troca que fiz na livraria, e como a loja estava em promoção, fiquei doidinha quando vi esse livro por 10 reais! Por mais que fosse escrito por uma adolescente de 15 anos (o que é inacreditável quando se lê o livro) que na verdade nasceu na Itália (mas o nome entrega a sua origem árabe), era um livro sobre a guerra na Palestina e pra mim valia o risco.

E sim, valeu demais o risco, porque Randa Ghazy é um fenômeno. O livro é simplesmente divino quando se pensa que foi escrito por uma menina de 15 anos, por mais que ela hoje tenha mais de 30 (aparentemente o livro demorou a ser lançado, e claro, demorou mais ainda pra ser traduzido). Num misto de prosa e poesia, a italiana traz um relato comovente de diversos amigos palestinos ao meio de um conflito em que eles já nasceram e que provavelmente irá continuar pelas gerações seguintes.

A história é realmente de partir o coração, e a forma sem meias palavras que Randa trata os momentos mais violentos é simplesmente sensacional! Vale muito a leitura, mesmo que ela não trate de forma histórica o conflito, é um jeito de entender um pouco o que acontece na Palestina e a sensação de abandono desse povo tão sofrido, e, também, o porque de toda a raiva que assola os dois povos que vivem nessa região.

Nota 9,5!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: