Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

The Dark Lord Clementine

 


SPOILER FREE

E finalmente chegou um dos meus meses favoritos do ano, Outubro, mês do Halloween! Tudo bem que o tema do Desafio Literário Popoca desse ano para esse mês não fala disso, e sim de livros com crianças como protagonistas. Mas uma coisa certamente não impede a outra!

Por isso escolhi como leitura para esse mês o fofíssimo The Dark Lord Clementine, da autora norte americana Sarah Jean Horwitz, infelizmente ainda sem tradução para o português. Como o livro foi lançado em 2019, pode ser apenas uma questão de tempo e eu torço para que logo chegue ao Brasil.

O livro, como diz o título, traz a história de Clementine Morcerous, filha de um Dark Lord que está doente, e apesar de ter apenas 12 anos, ela começa a ter que realizar cada vez mais tarefas para manter o grande castelo da família e a sua posição como Dark Lord da região. Como se pode imaginar, o título de Dark Lord para ser mantido precisa incluir aterrorizar a população local, cuidar da plantação de maçãs envenenadas, animais exóticos, como pesadelos, e lidar com a maldição que tem afetado o seu pai Elithor.

O livro é especialmente divertido justamente pelo caráter anti-herói da família Morcerous, que tem um ar que lembra um pouco a Família Adams, se eles fossem retratados como poderosos em uma época medieval. Mas isso é só a superfície da história, que na verdade fala sobre relacionamentos de família, entrada na adolescência e auto descoberta.

Posso dizer com alguma convicção que é um dos livros mais fofos que li em 2020, e a ambientação me agradou muitíssimo. Sei que teria se tornado um dos meus livros favoritos se eu tivesse lido quando criança, ainda mais porque era muito raro encontrar uma protagonista menina com todo o poder de Clementine. Vale frisar que ela não é uma princesa, sua herança é para se tornar mesmo a próxima Dark Lord, sem ninguém acima dela.

Infelizmente o livro tem alguns clichês, mas eu entendo que ele é voltado para o público infantojuvenil e que, por isso, algumas coisas podem ser um tanto quanto inescapáveis. Não chega a atrapalhar a leitura, porém, deixa com o ar de que poderia ser ainda melhor.

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: