Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Vampire Academy - Blood Promise


SPOILER FREE

Esse é o quarto volume da série Vampire Academy (as resenhas anteriores você encontra aqui, aqui e aqui), que saiu com o título "Promessa de Sangue" em português (finalmente uma tradução que faz sentido!). No último livro, Richelle Mead terminou de um jeito promissor para dar uma boa renovada no seu trabalho.

"Blood Promise" realmente começa de uma forma diferente, numa ambientação nova e cheia de novos personagens e isso anima bastante a leitura! Mas... conforme a história se desenrola, a autora começa a cair nas armadilhas de romances adolescentes: excesso de drama, decisões infantis e sem sentido e pura enrolação. Até que chega um momento em que a história engrena de novo e eu fiquei cheia de esperança de um final bombástico! Sabe aqueles finais que prometem mudar tudo, completando de vez a renovação prometida no início do livro? Pois é, tinha tudo para ser isso tudo e ser lindo. Só que não.

Entendo a dificuldade de autores fazerem mudanças, é difícil se despedir de personagens e criar algo novo, mas tem momentos em que isso é necessário, sério. Nesses momentos, caso o autor não consiga se desapegar, o que acontece é uma quebra na credibilidade da história, e o leitor sente que não consegue mais mergulhar na narrativa. No meu caso eu fiquei com tanta raiva que quase joguei o kindle longe (nem pensar!). Richelle teve a oportunidade de tratar de um assunto de uma forma muito mais profunda do que ela tratou até esse ponto, e ia ser tudo de lindo. Mas ela resolveu que ia continuar a história de uma forma bem mais "clássica" e previsível. Detesto promessas não cumpridas (trocadilho proposital, ok?).

Para piorar, ela ainda consegue terminar o livro de um jeito em tudo volta praticamente ao mesmo ponto em que estava antes do livro começar. Me senti enganada.

Nota 5. A raiva foi grande assim, e não houve nova ambientação ou novos personagens que salvassem a sensação final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: