Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Vampire Academy - Shadow Kiss



SPOILER FREE

Então chegamos ao terceiro volume da Série Vampire Academy, que foi traduzido como "Tocada pelas sombras" (nem ficou ruim dessa vez, mas não entendo a mania de mudar o título). Lembra que eu mencionei no segundo livro que a autora estava começando a enrolar demais e que se ela continuasse fazendo a coisa ia ficar óbvia e isso ia parecer que os personagens são idiotas? Pois é. Aconteceu exatamente isso.

Então, além do problema de você conseguir prever (quase) tudo o que vai acontecer e ser descoberto, ainda temos o problema da adolescência dos personagens. Tudo bem que cada livro cobre pouco tempo, e isso até deixa espaço para o pouco desenvolvimento e amadurecimento dos mesmos, mas... cansa. Cansa e o tipo de situação em que eles são envolvidos era para fazer eles terem um choque de realidade e darem uma crescida. Passei metade do livro irritada com a personagem principal, e quase respondendo em voz alta as suas desculpas esfarrapadas para fazer o que não deve. Juro que nos dois primeiros livros as desculpas colavam, mas no terceiro já não colam mais e não convencem. Rose parece dar um passo para frente e dois para trás nesse quesito.

A única coisa que eu realmente gostei foi do final do livro. O final é bom, previsível, mas bom, daqueles que prometem uma reviravolta e uma boa oxigenada na série, com possibilidade de muitas renovações. Ah, e tem novamente a questão adrenalina do meio para o final do livro, que ajuda bastante a levar na esportiva os problemas da narrativa. Pelo menos a escrita da autora continua não comprometendo.

Nesse livro Rose está passando por uma fase importante no seu aprendizado como guarda-costas: experiência de campo. E apesar dela já ter muita experiência de primeira mão no mundo real, os traumas do último livro a atormentam e a atrapalham a passar nos testes, e ela mesma começa a duvidar da sua sanidade mental. Até que novas reviravoltas podem trazer mudanças irreversíveis na sua vida e no mundo.

Nota 7. Vamos ver como os próximos seguem e ver se Richelle Mead consegue recuperar o frescor dos primeiros livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: