Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Allegiant


SPOILER FREE

E finalmente terminei o terceiro livro! Depois de Divergent e Insurgent, eu não esperava muita coisa de Allegiant, mas mesmo assim consegui me surpreender de forma negativa.

Não entendi a necessidade da autora de tentar explicar ainda mais o que já não fazia sentido, e conseguir a proeza de se enrolar ainda mais e fazer menos sentido ainda. Para piorar, ela resolveu repetir o enredo do segundo livro, sério, é extamente a mesma história só que com nomes diferentes. Além disso, ainda resolveu introduzir diversos personagens novos (todos cópias de personagens dos livros anteriores) sem terminar de desenvolver os antigos. Desenvolver, não, desculpe, o que ela faz nesse livro com os personagens antigos é andar para trás, é impressionante como eles simplesmente ficam mais infantis. A coisa é tão mal feita que nesse livro a autora resolveu alternar o narrador entre a personagem principal dos livros anteriores e o seu par romântico, mas a única forma de diferenciar um narrador do outro é pelo subtítulo de cada capítulo.

E o final? Bom, é apenas uma tentativa de tornar a resolução do livro mais original, sacrificando ainda mais a lógica da história e o pouco de desenvolvimento que os personagens tiveram. Lógica e sentido pra quê? Totalmente desnecessário.

Fico triste quando tento pensar em algo que se salve nessa bagunça e não consigo pensar em nada além de "bem, podia ser pior". E fico mais triste ainda quando lembro que conheço casos piores.

Nota 2.

Média da trilogia: 3

PS: se você entende minimamente de genética e quer manter a sua sanidade, fique longe desse livro.

Um comentário:

  1. Difícil acompanhar seu ritmo. Você é uma leitora exemplar!
    Obrigada por previnir frustrações haha.
    Beijos e parabéns!
    Beca

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: