Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Les Combustibles



SPOILER FREE

E junho, já quase acabando, ainda deu tempo de cumprir a meta de um dos desafios literários que estou seguindo esse ano: um livro de um autor favorito. Como eu ainda não tinha lido nada da minha idolatrada Amélie Nothomb esse ano, resolvi sacar um dos seus livros da minha estante (sou orgulhosa dona de uma coleção bem razoável) e me divertir com o seu eterno humor ácido.

Qual foi a minha surpresa ao descobrir que "Les combustibles" é uma peça de teatro! Depois de ler 13 livros da autora, ela me pegou de surpresa no 14°, não é à toa que amo essa mulher... e ainda por cima, o texto é extremamente divertido e ácido, bem do jeito que eu curto os textos dela.

Amélie Nothomb é jovem, tem 48 anos (dentro dos padrões de escritores famosos e/ou consagrados), mas em pouco mais de 20 anos de carreira já fez barulho o suficiente para ter nada menos do que 11 biografias publicadas. Todo esse burburinho se deve especialmente ao seu estilo único, extremamente feroz e sádico com seus personagens (o que inclui suas obras autobiográficas, minhas favoritas), que também está presente em "Les combustibles", única peça teatral já publicada pela autora.

Nesse texto o que motiva os personagens é uma versão sádica (claro) da pergunta cliché "que livro você levaria para uma ilha deserta?", que é modificada para "que livro você deixaria de queimar se estivesse morrendo de frio no meio de uma longa guerra?". Tentando chegar a um acordo para responder a essa pergunta você encontra 3 personagens: um professor de literatura, o seu jovem assistente, e uma aluna universitária e namorada do assistente. Depois de mais de um ano de guerra, os 3 se encontram dividindo a biblioteca particular do professor, e nessa intimidade forçada eles se descobrem capazes de fazer coisas inimagináveis, assim como acabam descobrindo diversos segredos uns dos outros.

Apesar de curto, o livro é pesado, mas o humor de Amélie consegue tornar as coisas mais estapafúrdias em algo divertido de ler. Mas, apesar de ser muito bom, ainda não é o melhor que já li dela, ainda sou mais fã das suas obras autobiográficas. Acho que o que mais pesou para mim foi a forma como ela retrata a única personagem feminina na história, que confesso que não curti muito.

Nota 9,5.

3 comentários:

  1. Eu não conheço a autora, mas fiquei bem impressionada com o plot da história. É uma pergunta interessante a se fazer - que livro se permitir queimar? Diz um bocado sobre nós mesmos, não? Vou colocar a autora na minha lista - o que você indicaria dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu!
      Em português tem dois livros maravilhosos dela razoavelmente fáceis de encontrar: "Metafísica dos Tubos" e "Medo e submissão". O que você encontrar primeiro compre e leia, são excelentes :-)
      Beijos!

      Excluir
    2. Eu consegui o Metafísica dos Tubos por troca. Já chegou, tá na fila agora para ser lido ^^ Obrigada pela indicação!

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: