Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de junho de 2014

The Fiery Heart



SPOILER FREE

E finalmente cheguei no quarto e último livro publicado da série "Bloodlines" da Richelle Mead! E fiquei furiosa.

Minha primeira razão para ficar furiosa é que ela mudou a forma de contar a história, agora além da Sidney como narradora (seguindo a fórmula usada em "Vampire Academy"), a autora colocou o Adrian (interesse romântico da Sidney) como narrador também, alternando entre um e outro. Só que enquanto a Sidney é uma narradora extremamente interessante, o Adrian é chato, muito chato, ele parece ter metade da idade que tem. Inclusive acredito que essa mudança é o maior fator para o segundo problema desse livro: o excesso de água com açúcar. Sério, só dá para ler com insulina na veia, só assim para aguentar tanta melação e drama. Para completar o pacote tem o final, perdoem-me pela palavra, escroto, porque termina no meio da ação.

A sensação que eu tenho é que tudo estava indo bem, mas aí a autora ficou com medo da história começar a perder a graça (e consequentemente o público) e resolveu fazer um final daqueles que não termina coisa nenhuma, fica bem no meio da ação só para garantir que você vai querer ler o próximo livro. É um tipo de recurso barato para quem quer ter certeza que os leitores vão querer ler o livro seguinte e não tem confiança na própria história para garantir que isso vai acontecer sem torturar o pobre leitor. Deve ser um problema específico da Richelle com os quartos livros das séries dela, porque o quarto volume de Vampire Academy é tão ruim quanto e com um final tão sacana quanto. Pensando melhor, em Vampire Academy é pior, por conta das escolhas dos arcos de história seguintes, pelo menos em "Bloodlines" o final do quarto livro faz sentido, por mais que seja sacanagem colocá-lo como um final.

Sabe o mais dá raiva? É que a estratégia funciona. Já estou contando os dias para o lançamento do próximo livro pra saber como a história continua, pode isso? Já está na minha lista de desejos da Amazon, e olho para aquela capa todo dia... maldita Richelle Mead... como ela consegue deixar uma série mais chata e ao mesmo tempo me deixar com vontade de continuar lendo?

Só para finalizar, nesse volume Sidney chegou num ponto de maturidade com relação ao que ela acredita que é certo, o problema é que ninguém pode saber disso, e com a chegada de novos integrantes no grupo de Palm Springs vai ficando cada vez mais difícil esconder. Além disso, as pesquisas para uma vacina anti-strigoi avançam, assim como o projeto pessoal de Sidney para tentar libertar os alquimistas dissidentes.

Nota 6, pela melação e pelo ódio que despertou no meu coração.

2 comentários:

  1. Acho que ainda deu uma nota boa. Eu nem li, mas daria 4 :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk
      Acho que esse foi um dos melhores comentários que já recebi!!!!
      Bom, a nota não foi tão baixa assim muito por conta dos livros anteriores, que gostei muito, e porque se um livro com todos esses problemas ainda me faz ficar com vontade de ler o livro seguinte merece algo melhorzinho rsrsrsrsrs

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: