Espaço para eu escrever sobre o que eu leio... Com espaço também para falar sobre autores que eu gosto e que eu não gosto... porque falar dos outros é fácil!!!
Pesquisar este blog
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
Miss Minimalist
SPOILER FREE
Tenho uma confissão a fazer: eu sou meio acumuladora. Meio porque acredito que estou sob controle e tenho diminuído muito a quantidade de coleções que eu mantenho, com exceção dos livros, mas mesmo esses com o advento do kindle na minha vida têm ocupado menos espaço (ou pelo menos crescido muitíssimo menos nesse aspecto) na minha casa.
Já faz alguns anos que comecei a seguir o blog de organização Vida Organizada e eu tenho gostado muito da experiência, e tenho conseguido organizar algumas coisas mesmo com a inspiração da autora do blog. Aliás, o livro desse post foi indicação dela. E eu resolvi lê-lo por dois motivos: o primeiro é que ele era bem pequeno (estou atrasada nas leituras por conta das férias), o segundo é porque comecei no ano passado uma grande limpeza no meu armário, que estava absurdamente carente, e achei que seria uma inspiração legal.
Para quem está procurando esse tipo de inspiração, realmente o livro é bem bacana, e para quem não sabe absolutamente nada sobre o estilo de vida minimalista, o livro da Francine é um bom pontapé inicial. Mas... acredito que não seja o melhor trabalho dela, visto que o livro é uma coletânea de artigos da autora e não obra pensada e organizada para funcionar como um todo (ela tem outro livro feito assim que já está na minha wish-list). O resultado é um livro desequilibrado e um pouco repetitivo, apesar da autora escrever bem e com um estilo que eu achei bastante agradável.
O livro foi muito útil como motivação na arrumação (que ainda não terminei... mas vou chegar lá), mas acho que o estilo minimalista não é muito a minha praia. Pretendo ler mais sobre o assunto para simplificar algumas coisas, e ajudar (nem que seja como motivação mesmo) a arrumar a minha casa, mas não pretendo virar minimalista, só as minhas estantes de livros são um grande obstáculo a isso do qual eu não tenho a menor vontade de me desfazer. Mas acho que posso absorver algo de positivo dessa filosofia, e como vivemos num mundo extremamente consumista e com excesso de informação, esse tipo de pensamento ajuda a gente a se centrar um pouco mais e se afundar menos no dia a dia.
Então, se você quer apenas uma inspiração ou ler algo superficial sobre o assunto, ele é uma ótima escolha, ainda mais por ser bem baratinho (na Amazon Brasil está menos de 3 reais), mas se você se interessa pelo assunto e quer mesmo se aprofundar, aí é perda de tempo.
Nota 8.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião/crítica/comentário: