Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2016

Doctor Sleep - Doutor Sono



SPOILER FREE

Há alguns anos atrás eu resolvi ler "O iluminado", e gostei tanto da experiência que quando, 30 anos depois do lançamento desse best seller, Stephen King resolveu publicar uma continuação, ela entrou imediatamente na minha wishlist, e no momento em que entrou em promoção eu fui garantir uma cópia para o meu kindle.

Depois de alguns meses, por conta do meu atual projeto hercúleo de esvaziar o meu superlotado kindle (ele mostra um aviso de pouca memória toda vez que eu o ligo, tadinho), "Doctor Sleep" foi devidamente devorado.

Apesar de ser uma continuação, "Doctor Sleep", lançado em português como "Doutor Sono", não requer a leitura prévia do livro original, apesar dela ajudar, o que eu achei um ponto positivo, visto que eu já não me lembrava de um monte de coisas e o que é realmente necessário lembrar, o novo volume fornece ao leitor. Dito isso, o livro conta um pouquinho do que passa com o menininho "iliminado" pouco tempo após os acontecimentos do primeiro livro e logo pula uns 30 anos à frente, para relatar a vida adulta de Dan Torrance.

No início eu fiquei meio chocada e meio decepcionada com o menino já crescido ("como ele pode fazer isso???"), mas conforme a história evolui e fica mais claro as razões por ele ter escolhido o seu caminho de vida, eu fui simpatizando cada vez mais com ele. Além disso, vão sendo apresentadas as novas personagens, muitas delas interessantes e cativantes, que serão importantíssimas nessa nova trama, que apesar de ter origem independente do Hotel Overlook, tem lá as suas coincidências. Apesar desse tipo de história sobrenatural não costumar ter exatamente coincidências, aqui elas não soam falsas, e nem trazem aquele apelo de querer explicar tudo, o que também é um ponto positivo, na minha opinião.

Agora, apesar de não se centrar num enredo de fantasmas, o livro ainda é de terror, pois o seu tema principal é o poder psíquico de algumas pessoas, e como esse poder pode ser utilizado tanto de forma positiva, para ajudar os outros, como também de forma extremamente maligna e cruel. E é sobre como um grupo de pessoas com esse tipo de poder visam se manter imortais, e, para isso, são capazes de realizar atos terríveis.

Nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: