Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Fieldwork in Ukrainian sex



SPOILER FREE

Eis um livro que eu nem lembro mais como foi exatamente que eu comprei, lembro vagamente de ser um tipo de best-seller, desses que a autora é considerada uma embaixatriz da literatura nacional fora do seu país. Mas só estou dizendo isso porque fui dar uma espiada no que se tratava logo no início da minha leitura, quando levei um susto com o conteúdo.

"Fieldwork in Ukrainian sex" é um livro auto-biográfico da poetiza e novelista ucraniana Oksana Zabuzhko, onde ela faz uma catarse poética em prosa em relação a um relacionamento abusivo que teve com um compatriota ucraniano. Escrito em fluxo de pensamento, o texto é absolutamente brilhante. Mas também é de embrulhar o estômago e deixar o leitor deprimido e perplexo.

Mais conhecida internacionalmente por suas poesias, Oksana traz um misto de memórias, sensações e admoestações acerca desse relacionamento, numa espécie de tentativa de entender e, talvez, justificar para si mesma o que aconteceu. O livro é um tapa, para quem já sofreu algum relacionamento abusivo é algo meio bizarro, porque cada um é cada um, mas tem elementos em comum e isso é assustador.

É uma leitura pesada, mas necessária, só recomendo evitar à noite e antes ou logo depois das refeições.

Nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: