SPOILER FREE
E finalmente chegamos no final da saga Themis Files! Depois de um primeiro livro fabuloso e muito original, o autor deu uma escorregada no segundo, mas aí levantou e foi para a galera no terceiro! Como amo resenhar bons livros...
Infelizmente o livro ainda não foi lançado no Brasil. Mas espero que isso seja corrigido em breve, visto que o nos EUA ele foi lançado em maio de 2018.
Sylvain Neuvel fez o improvável, conseguiu dar a volta por cima depois de um segundo volume bastante morno, o que comparado ao primeiro livro da série, tinha sido um banho de água fria para mim. Preciso confessar que eu não esperava grandes coisas do último livro da série, apesar de não ter conseguido me controlar e ler os dois seguidinho. A razão disso foi mais por conta do gancho no final do segundo volume do que pela obra maravilhosa, verdade seja dita.
Mas o canadense não titubeou. Usou o terceiro livro para um final simplesmente sensacional. Sylvain fez uma das melhores e mais contundentes críticas a geopolítica atual que já li. Não só as questões da política internacional, não, senhoras e senhores, ele fez questão de criticar a cultura dominante atualmente, e isso não quer dizer a cultura estado unidense. Em uma passagem que eu amei, ele resume:
"I hate this world. People are small. They’re ignorant, and they’re happy to stay that way. They make an effort to. They’ll spend time and energy finding ways not to learn things just to feel comfortable with their beliefs."
Em tradução livre minha:
"Eu odeio esse mundo. As pessoas são pequenas. Elas são ignorantes e são felizes em ficar assim. Elas fazem um esforço para se manter assim. Elas gastam tempo e energia para encontrar formas de não aprender as coisas apenas para se sentirem confortáveis com as suas crenças."
Contundente é pouco para definir. Passei o livro inteiro sorrindo e gargalhando com a forma tão delicada quanto um chute na canela que o autor usou para criticar a humanidade. Amei cada palavra, cada crítica ferrenha, cada bizarrice tão atual e, infelizmente, real.
Será que assim a galera vai entender a mensagem? Tomara. Quem sabe um choque de realidade via ficção científica não faz algumas pessoas acordarem. Já passou da hora, né?
Nota 10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião/crítica/comentário: