Pesquisar este blog

sábado, 30 de novembro de 2019

Brown Girl Dreaming



SPOILER FREE

Ainda aproveitando os últimos momentos do mês da consciência negra, resolvi ler um livro super premiado. Brown girl dreaming, lançado em 2014 nos EUA, ganhou o National Book Award for Young People's Literature, o Coretta Scott King Book Award e o NAACP Image Award. A autora, Jacqueline Woodson, se inspirou na sua própria infância para escrever um livro que é uma espécie de autobiografia em verso (com direito a fotos no final, fofíssimo!).

O interessante é que Jacqueline cresceu no sul dos EUA durante os anos 60, em pleno movimento dos direitos civis dos negros no país. Então, o livro é recheado de pérolas relacionadas a esse assunto, com os diferentes pontos de vista das personagens em termos de como participar do movimento (ninguém questiona a sua necessidade, claro).

Não tem como não se apaixonar pela pequena Jacqueline, com suas inseguranças, problemas na família, questões religiosas e sua visão do que acontece a sua volta. Em termos de história e personagens o livro é uma delícia. Vale muito a leitura, apesar dele ainda não ter sido traduzido para o português.

Em compensação, não achei a escrita em si tão maravilhosa assim. Não é ruim, é boa, mas eu esperava mais pela quantidade de prêmios, confesso. Talvez outras autoras estejam me deixando mal acostumada também. De qualquer forma, Brown girl dreaming vale entrar na lista de livros para ler.

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: