Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

For He Can Creep by Siobhan Carroll


 

SPOILER FREE

Para fechar o ano de 2020 com um tom mais alegre, peguei um livro, um conto quase de tão curtinho, com gatos. Gatos fazem tudo ficar mais divertido.

Não lembro muito bem como comprei For he can creep, desconfio que foi uma promoção da Amazon que eu não resisti ao ler a descrição: O poeta do século dezenove, Christopher Smart, foi internado no Hospital para Lunáticos de São Lucas, acreditando que Deus o encarregou de escrever O Poema Divino. Mas anos antes, ele havia feito uma barganha com Satanás e o diabo veio para cobrar o que lhe era devido - um poema que trará o apocalipse. Salvar a alma de Smart, e do resto do mundo, é uma tarefa para Jeoffry, o gato lutador de demônios do poeta e uma astuta criatura que Satanás seria um tolo de subestimar.

E o conto da autora americana Siobhan Carroll entrega tudo o que promete nessa descrição. Eu adoro livros com gatos, mas livros bem escritos com gatos eu simplesmente amo. Contado do ponto de vista de Jeoffry, For he can creep é uma pequena joia de leitura. Tem adrenalina, tem poesia, tem misticismo e tem gatos sendo gatos. Não tem como não gostar.

De cerejinha, é bom saber que Christopher Smart existiu, foi um poeta inglês do século XVIII que realmente foi internado num hospício, onde suas poesias passaram a ter um tom religioso. E esse conto em particular é baseado num dos poemas que ele realmente escreveu durante sua estadia no Hospital para Lunáticos de São Lucas, no qual ele fala sobre como o seu gato Jeoffry o protege dos demônios.

Fiquei com o maior gosto de quero mais. Recomendadíssimo, especialmente para amantes de gatos.

Nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: