Pesquisar este blog

domingo, 14 de março de 2021

Laura Dean Keeps Breaking Up with Me - Laura Dean vive terminando comigo


 

SPOILER FREE

E estamos no mês das mulheres, então, nada melhor que uma Graphic Novel escrita e ilustrada por mulheres, e de quebra dentro do tema do Desafio Literário Popoca! E que escolha, Laura Dean keeps breaking up with me foi um achado para mim, e começou me dando tapa da cara.

Pelo título, que pode saiu em português como Laura Dean vive terminando comigo (Editora Intrínseca, 2020), é óbvio do que se trata a história, mas eu confesso que comprei de impulso, e não me dei conta que o título é LGBTI+, e caí bonito em todos os estereótipos dos quais tento fugir olhando essa capa. Tapa na cara.

Aí comecei a ler e percebi que não era uma história sobre sair do armário ou se descobrir, que, claro, é o que se espera num romance LGBTI+, e sim sobre relacionamento tóxico, que não tem gênero. Tapa na cara.

Com uma autora de ascendência japonesa e uma protagonista nos mesmo moldes podia ter alguma menção a cultura japonesa ou imigração. Não tem. Tapa na cara.

Não que eu goste de tapas na cara literais, mas desse tipo? Volta e meia a gente precisa deles.

Laura Dean keeps breaking up with me é uma Graphic Novel simplesmente maravilhosa, e não é maravilhosa só pelos tapas na cara. Se não fosse LGBTI+, não tivesse personagens filhos de imigrantes e fosse bem tradicional nesse sentido, ainda assim seria uma excelente história sobre um tema extremamente relevante. Só que de quebra ela faz isso tudo com uma coleção absurdamente diversa de personagens. Como não se apaixonar?

A autora, Mariko Tamaki, é canadense e já escreveu para Marvel e DC, com alguns volumes de She-Hulk e Supergirl nas costas. E aqui ela conta com a colaboração da ilustradora americana Rosemary Valero-O'Connell. E as duas tiveram o seu trabalho reconhecido em Laura Dean keeps breaking up with me, que ganhou o Harvey Awards (2019), três Eisner (2019), melhor escritora, melhor desenho e melhor publicação para adolescentes, e o Ignatz Awards (2019).

Fora isso, o trabalho foi muitíssimo elogiado pela crítica e terminou o ano de lançamento em diversas listas de melhores publicações do ano de 2019. Não é pouca coisa!

Eu juro que não sabia de nada disso quando comecei a rasgar seda nessa resenha. Laura Dean keeps breaking up with me simplesmente me arrebatou. Dificilmente eu acharia algo mais adequado para o mês das mulheres. Maravilhoso do início ao fim, recomendo muitíssimo. Ainda bem que já saiu no Brasil, fica a dica!

Nota 10!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: