Pesquisar este blog

domingo, 14 de março de 2021

The Time of Contempt - Tempo do Desprezo (The Witcher #2)


 

SPOILER FREE

Depois de me divertir muito com os dois primeiros livros de contos da série The Witcher, do autor polonês Andrzej Sapkowski, e de finalmente começar a saga de Geralt de Rivia com Sangue dos Elfos, não resisti e peguei logo o próximo livro, que saiu em português como título Tempo do Desprezo.

Esse segundo, ou quarto, volume da série é bem parecido com os anteriores. A Ciri continua muito chata, mas o livro é repleto de ação e politicagem, o que nos distrai desse defeito. Fora que nesse ponto da saga, várias batalhas de diversos gêneros estão para acontecer. Por um lado, temos Geralt sendo perseguido por aqueles que também gostariam de se apossar de Ciri, herdeira de Cintra, por outro, temos uma cisão entre magos e reis e até mesmo entre os próprios magos. E para coroar temos uma revolta dos elfos, há séculos perseguidos, que tentam recuperar suas terras ancestrais.

Então, The Time of Contempt é uma grande salada de temas bastante interessantes, e que de alguma forma Andrzej consegue equilibrar muito bem. Mesmo com capítulos bastante longos, a leitura não é cansativa, pois o autor vai mudando a perspectiva ao longo da narrativa, com um humor bastante cínico no meio. Pessoalmente eu gosto desse tipo de humor, então, achei o texto extremamente divertido. E, de quebra, gostei da forma como ele lida com as decisões pouco honradas dos seus personagens. Nesse sentido, um defeito de menor importância é a repetição do título do livro ao longo da história, mas que faz sentido, pelo menos.

Um defeito um pouco maior, mas que sinceramente não me incomodou o suficiente, é a dificuldade de acompanhar a enorme quantidade de nomes, reinos e alianças entre todos os reis, magos e outros personagens envolvidos na trama, que é bastante complexa. O autor foi esperto nesse sentido, porque de alguma forma você tem uma noção de quem é quem, sem necessariamente saber todos os nomes complicados. Até porque, sinceramente, o nome mais complicado do livro é o do autor. Ficaria feliz se alguém me ensinasse como pronunciar Andrzej Sapkowski.

A cada livro que leio, mais satisfeita eu fico com a série do Netflix, especialmente com a escolha do Henry Cavill e da suas escolhas em como encarnar Geralt. Podem reclamar a vontade dele, mas ele está sendo extremamente fiel aos livros (que certamente o nerd já leu, além de certamente já ter jogado todos os jogos), e eu já tinha achado interessante antes mesmo de ler nada, só vendo a série. 

Henry Cavill deixa o personagem interessante em diversos ângulos...

Estou muito animada, tanto com o lançamento da segunda temporada de The Witcher no Netflix, quanto em continuar lendo os livros. A questão agora é, será que eu consigo segurar minha velocidade nessa série para seguir o Desafio Literário Popoca?

Nota 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: