Pesquisar este blog

domingo, 30 de maio de 2021

Sol e tormenta - Siege and Storm - The Shadow and Bone Trilogy #2


 

SPOILER FREE

Depois de ler o primeiro livro da Trilogia Grisha, Sombra e Ossos, e assistir a primeira temporada da série no Netflix, ler o volume seguinte era inevitável. Então, sem mais delonga peguei Sol e Tormenta, na tradução meio torta de Siege and Storm, da autora Leigh Bardugo.

Como explicado na resenha do primeiro volume, a primeira Trilogia no universo Grisha não tem os personagens de Six of Crows, centrando-se na história de Alina Starkov, a escolhida a conjuradora do sol, chamada também de Santa Alina pelos devotos da religião local. Nessa continuação, acompanhamos a tentativa dela e do Mal de se esconderem e fugirem do Darkling, que eles não sabem se sobreviveu ou não à travessia da Fenda, o que, pra quem viu a série no Netflix não é nenhum spoiler.

Então, eles realmente precisam fugir do conjurador de sombras, e terminam num barco, onde boa parte do enredo desse volume se passa, e onde, adivinha, surge um personagem cuja verdadeira identidade vai ser revelada! E sim, a grande reviravolta desse livro ocorre em torno dessa revelação. Eu não disse que Leigh Bardugo tem um amor pouco saudável a esse clichê?

Clichês repetidos à exaustão à parte, o enredo é bastante agitado e cheio de cenas de ação, com menos foco nas questões amorosas de Alina, o que é uma vantagem com relação ao livro anterior. Alina como personagem cresce bastante nesse volume, e toma decisões corajosas, o que me agradou muitíssimo. Esquece a Alina do Netflix, a do livro é uma delícia de acompanhar e ver o desenvolvimento e em sua complexidade.

Mas, como bom livro best-seller comercial, rola seguir uma fórmula. É uma fórmula que deu certo? Sim. É gostoso de ler e tem lá a sua originalidade? Sim de novo. Mas ainda é uma fórmula e algumas coisas a gente cheira de longe por causa disso.

E mesmo assim a leitura é cativante. Existe uma boa razão para o seu sucesso, é um Young Adult de qualidade. Vale as páginas todas e o frisson em torno das séries Grisha é justificável.

Vale dizer também que estou ansiosa por ver a próxima temporada do Netflix e, em especial, para ver o casting de personagens importantes desse livro, como Nicolai e os gêmeos Tamar e Tolya. Torço para que sejam bons atores, vai precisar para capturarem a complexidade deles.

Nota 8,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: