Pesquisar este blog

domingo, 30 de maio de 2021

Ruína e ascensão - Ruin and Rising - The Shadow and Bone Trilogy #3


SPOILER FREE

E finalmente cheguei no terceiro e último livro da primeira série do Grishaverse, da autora Leigh Bardugo! Depois de dois livros, Sombra e Ossos e Sol e Tormenta, chegamos ao fim da história da conjuradora do sol Alina Starkov com o emocionante título Ruína e Ascensão.

Depois de volumes interessantes e bem escritos, apensar do eterno tema da identidade revelada que muda tudo, eu esperava mais do final da série Grisha, que quando foi lançado não tinha perspectiva de séries seguintes no mesmo universo.

Uma coisa não decepcionou, claro que o livro conta com uma revelação de verdadeira identidade. Infelizmente ela fica muito clara no início do livro, mas os personagens só descobrem quase no final. É irritante.

O pior para mim de Ruína e Ascensão é que me pareceu que a autora foi aumentando a criticidade da situação das personagens até o ponto do é tudo ou nada. O que nada tem de errado em si, é interessante e um clímax de respeito. Mas, ela se viu numa sinuca de bico: como tornar o final aceitável a partir daí? E então, pra mim, ela tomou a decisão mais preguiçosa possível para agradar os fãs. Uma grande oportunidade perdida de se diferenciar de outros livros do gênero.

Depois de tantos arcos interessantes e escolhas difíceis que a autora impôs a Alina, Mal e Nicolai, o fim da história soa muito simplista. E não direi mais nada sobre isso.

Fora isso, o livro novamente é cheio de ação, a leitura é fácil e dinâmica. Mas, de todos os três, é o pior, o que é muito triste, considerando que é o último.

Mesmo assim, fiquei animada de ler as outras séries que se passam no Grishaverse, o que pretendo fazer antes da próxima temporada do Netflix, para melhor avaliar a junção de histórias que decidiram fazer.

Nota 6.

Nota da série: 7,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião/crítica/comentário: