Pesquisar este blog

domingo, 30 de maio de 2021

Os da minha rua


SPOILER FREE

E quase no apagar das luzes do mês, aproveitei para tirar da estante o escolhido para o tema do Desafio Literário Popoca de maio: livros escritos originalmente em português! Dessa vez optei pelo premiadíssimo angolano Ondjaki com o seu vencedor do Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco de 2007: Os da minha rua.

Para quem nunca ouviu falar de Ondjaki, alcunha do angolano Ndalu de Almeida, ele é um poeta e escritor nascido em Luanda, Angola, em 1977, formado em sociologia, estudos africanos e teatro. Ele escreve de tudo, poesia, contos, romances, livros infantis, infantojuvenis e adultos. Já ganhou diversos prêmios, como o Jabuti (AvóDezanove e o segredo do soviético, 2010) e o José Saramago (Os transparentes, 2013), para dizer só dois. Seus livros já foram traduzidos para diversos idiomas, e boa parte da sua obra já foi publicada no Brasil, o que é uma maravilha.

No Brasil, você vai encontrar suas obras editadas pela Companhia das Letras, pela Pallas e pela Língua Geral. É um autor africano bastante disputado, como se pode notar, o que não é comum.

Pessoalmente sou muito fã do seu trabalho, tudo o que já li dele é de uma beleza ímpar, não importa o gênero literário, e sou afortunada, já li diversas de suas obras. Os da minha rua não foge à regra de que Ondjaki escreve admiravelmente bem.

Nesse livro de contos, todos bem curtinhos, o autor caminha por suas memórias de infância em Luanda, nos anos 80. Vale mencionar que nessa época o país passava por uma guerra civil, entre um partido comunista e um partido anticomunista, de forma que Angola era um terreno de guerra por procuração entre os EUA e a URSS. Não tenho certeza de quão autobiográficos os contos realmente são, mas as histórias soam sinceras, e apesar de não entrarem na questão política que marcava o país, a presença soviete está lá em quase todos os momentos, de pano de fundo. O que é interessante, pois, como numa visão infantil, o autor não julga aquilo, eles simplesmente estão lá. E essa presença é marcante em diversas obras de Ondjaki.

Em Os da minha rua, o autor usa os contos não exatamente para contar uma história, ou várias, mas sim, como num álbum de fotografias, para construir um conjunto de imagens de uma época, que apesar de serem suas memórias pessoais, são capazes de dar um panorama do que era ser criança em Luanda nesses anos. E, quem foi criança nos anos 80 no Brasil, vai ver diversas similaridades no mínimo curiosas. E quem não foi, sentirá aquele gosto nostálgico de ser criança, porque no fundo, são histórias e momentos muito humanos que o autor descreve.

E como ele descreve... Ondjaki tem um talento para palavras, seu texto tem uma beleza simples, que no fundo esconde uma sofisticação e erudição interessantes. Sua prosa tem um quê de poético e cria imagens belíssimas e cheias de sinestesia que são características do autor. Não é à toa que ele ganhou tantos prêmios, e que tudo o que ele escreve acaba sendo bonito e gostoso de ler.

Recomendo realmente qualquer coisa dele. Mas, se você quiser começar por Os da minha rua, será uma belíssima porta de entrada.

Nota 10.

3 comentários:

  1. Que delícia reencontrar seu blog! Dessa vez vou deixar o link salvo aqui para não perder.
    Eu adoro o Ondjaki, o primeiro que li dele foi Bom Dia Camaradas. Muito tempo depois, tive a alegria de vê-lo falar num encontro aí no Rio. Adorei a dica, vou atrás desse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia! Saudades de você mulher! Puxa, dá uma olhada nos posts que você perdeu... deve ter algo que te interesse :-)

      Excluir
    2. Saudades também! Volta e meio fico atrás de indicação de leitura, vou ver sim! :*

      Excluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: