Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Homens, dinheiro e chocolate


SPOILER FREE

E começamos 2012 já caindo de cara, ou de boca, no desafio literário! Janeiro é o mês consagrado à literatura gastronômica, e resolvi começar suave, com um livro (que eu jurava que era chic-lit, mas que está mais para auto-ajuda) comprado na livraria do cinema enquanto eu esperava as pessoas que iriam ver o filme comigo chegarem.

Homens, dinheiro e chocolate fala exatamente dessas 3 coisas, do ponto de vista feminino mais cliché possível. Nesse ponto é sim, bem chic-lit. Mas não parando apenas nesse cliché, a autora, numa história semi-autobiográfica (sim, é essa a descrição no site da editora), resolve passear por todos os demais clichés possíveis num livro de auto-ajuda para mulheres com baixa auto-estima, que a) comem muito chocolate e tentam inutilmente fazer dietas, b) se preocupam mais com suas finanças do que com sua felicidade e c) acham que serão felizes se arranjarem um homem.

A vantagem é que não fala de Jesus, nem em anjos. Se chegasse nesse ponto talvez eu não conseguisse terminar de ler o livro.

Mas tem de tudo, desde senhoras boazinhas que dão conselhos de livros de frases para levantar o astral, até o desconhecido que se senta do lado da sua cadeira no avião cheio de sabedoria para distribuir por aí, passando pelo inevitável médium que muda a sua vida e os homens que do nada resolvem te dar bola.

Tudo isso entremeado por descrições de guloseimas, a maioria de chocolate, que a personagem principal, Maya (outro cliché, que termina de forma mais cliché ainda), não só faz aos quilos por conta de ser dona de uma confeitaria, mas também porque não consegue deixar de comer aos borbotões. Ah, sim, e tem as receitas que vem no final do livro, que pelo menos parecem muito interessantes... pretendo experimentar.

Ainda não li Comer, rezar e amar, que parece que segue a mesma linha, mas só de ter visto o filme me parece melhor do que esse livro.

Mas isso também é uma questão pessoal, né, gente? Eu é que não curto essas coisas. Fazer o quê?

Nota 6.

Pelo menos meu último carregamento da Amazon chegou hoje, e 2012 ainda tem muitos títulos que prometem muito mais.

8 comentários:

  1. Quero ler... bota na sacola, já são dois!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro, definitivamente, nao faz meu tipo. Gostei da sua resenha, acho que so' ia gostar das receitas.

    ResponderExcluir
  3. É um livro bem fraquinho mesmo :-(
    Obrigada! :-)

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua resenha Laura! Bem sincera, honesta, serviu para eu ficar longe do livro rsrs. Pelo que você falou, ele parece ser cansativo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ruthlea!
      E o livro só não chega a ser cansativo porque é muito pequeno, quando você fica totalmente de saco cheio ele já acabou.
      Menos mal, né? rsrsrsrs
      Beijos!

      Excluir
  5. Bom,a resenha é muito boa, mas pela descrição, não foi agora que me interessei.

    ResponderExcluir
  6. Quer coisa melhor que isso.kkkkkkk
    Gostei de sua resenha.


    bjs Ana!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião/crítica/comentário: